Previsão do Tempo para Pouso Alegre – 10/02 a 14/02/2026
Condição atmosférica: A atuação de um sistema frontal próximo à costa do litoral paulista organiza o escoamento atmosférico em baixos níveis, direcionando o fluxo de umidade da Amazônia — associado à circulação da ZCAS — para a região Sudeste. Esse padrão favorece a instabilidade e a formação de uma banda de nebulosidade, resultando em chuvas de fraca a moderada intensidade, com caráter mais contínuo no início da semana. Próximo ao final de semana, o sistema frontal tende a se afastar para o oceano. Simultaneamente, a formação de um novo sistema frontal sobre o Uruguai reorganiza o padrão de circulação, redirecionando o escoamento de umidade para a Região Sul do país e reduzindo gradualmente a instabilidade sobre o Sudeste.
Atenção: Acumulado em 72h superior a 100mm e previsão de mais chuva nos próximos dias pedem atenção áreas de risco de alagamento e inundação. Alerta-se para a possibilidade de destelhamento, quedas de árvores e ocorrência isolada de granizo durante as pancadas de chuva.
Entre hoje (10) e amanhã (11), a atuação de um sistema frontal sobre o oceano mantém o escoamento de umidade associado à ZCAS direcionado para o Sudeste. Esse padrão sustenta dias predominantemente nublados, com chuvas persistentes e potencial para acumulados elevados em curto intervalo de tempo. Durante os episódios de precipitação mais intensa, as rajadas de vento podem variar entre 25 e 35 km/h.
A partir de quinta-feira (12), a frente fria se afasta para o oceano, reduzindo os acumulados de precipitação. Ainda assim, há previsão de pancadas de chuva no fim da tarde, típicas de verão, associadas ao aquecimento diurno e à disponibilidade de umidade. As temperaturas tendem a aumentar gradualmente, com retorno do sol entre nuvens, em função da dissipação da ZCAS e do afastamento do sistema frontal. Essa condição se mantém até sábado (14).
A equipe seguirá no monitoramento das condições do tempo e dos dados observados.
Medições realizadas pela equipe de Defesa Civil na manhã do dia 10/02:
Rio Mandu: 3,20 m
Rio Sapucaí Mirim (Medição do Xangrilá): 2,75 m
Rio Sapucaí Mirim (Medição na ponte do BH): 4,25 m
Média dos pluviômetros automáticos, nas últimas 24 horas: 63 mm
Compartilhe:
10
Fev,
2026
Por: ASCOM e Superintendência de Defesa Civil e Social
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.