Apresentação gratuita encanta público com o 3º Concerto da Orquestra Experimental de Pouso Alegre
O Teatro Municipal de Pouso Alegre foi palco, na noite desta quarta-feira (5), de um espetáculo que uniu sensibilidade, técnica e emoção. A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência Municipal de Cultura, realizou o 3º Concerto da Orquestra Experimental de Pouso Alegre (OExPA) com entrada gratuita, que reafirmou o talento e a força da cena musical pouso-alegrense.
O projeto, que vem se consolidando como uma das mais expressivas iniciativas culturais do município, reuniu 35 músicos, entre bolsistas, professores e convidados, em uma experiência sonora que ultrapassou o palco. Violinos, violas, contrabaixos, violoncelos, flautas, percussões, violões e trompetes se encontraram em harmonia, transformando o teatro em um espaço de encantamento e celebração da arte.
Mais do que executar partituras, a OExPA deu vida a sentimentos e histórias, traduzindo, em notas e acordes, o propósito de uma cidade que valoriza sua cultura e o talento de seus artistas.
Formação e propósito
A Orquestra Experimental é composta por três níveis de músicos:
Estudantes do Centro de Ensino Integral Artístico Municipal (CEIAM), convidados para o concerto;
Estudantes bolsistas, indicados por professores do CEIAM e do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira (CEMPA);
Músicos profissionais, integrantes do corpo docente e artístico do projeto.
“Mais do que um espaço de apresentações, a OExPA é uma verdadeira escola de convivência e aprendizado. Os ensaios, realizados semanalmente no Teatro Municipal, são marcados por troca de experiências, disciplina e paixão pela música. As atividades complementares no Conservatório JKO fortalecem o desenvolvimento técnico e humano dos participantes, que encontram no projeto uma oportunidade de crescimento e expressão artística”, destacou a superintendente de Cultura, Regina Franco.
Cultura, incentivo e transformação
Viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a Orquestra Experimental de Pouso Alegre é fruto da união entre poder público, instituições e empresas comprometidas com a transformação social por meio da arte. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Pouso Alegre, do Conservatório JKO, da Associação de Cultura e Arte José Antônio Lobo (ACAJAL) e das empresas patrocinadoras Prática, XCMG, Adubos Real e Inovamed.
Por meio da Lei Rouanet, parte do imposto de renda devido é revertida em investimento cultural, fortalecendo o papel da música como ferramenta de inclusão, formação e pertencimento.
“É o último concerto da orquestra neste ano um projeto que veio para ficar. Contamos com grandes patrocinadores, criamos a associação ‘Amigos da Orquestra’, e tudo isso só aconteceu graças à parceria com a Educação e o Conservatório. Nosso objetivo é termos uma filarmônica”, afirmou Regina Franco.
A secretária de Educação, Suelene Marcondes, destacou o envolvimento das crianças e o impacto do projeto na rede municipal. “É muito emocionante. Um sonho que começou pequeno e hoje cresce a cada apresentação. Ver nossas crianças participando é uma grande alegria.”
Entre o público, a emoção também foi protagonista. “Agradeço à prefeitura por essa linda oportunidade que temos de ver nossos filhos participando de um grande evento como esse. A música fortalece a alma e oferece um futuro melhor para nossas crianças”, afirmou Carla Barbosa, mãe de aluno do CEIAM.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.