Mais de 5 mil alunos de Pouso Alegre participam de palestras sobre inclusão
A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Serviço de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) promoveu uma semana especial de aprendizado em 12 escolas da rede municipal, dos dias 22 até 26 de setembro, beneficiando diretamente 5 mil estudantes.
O projeto teve como destaque as palestras “Como se comunicar e falar com a pessoa com deficiência”, ministradas por Rafael Magaldi, diretor artístico da produtora Criando Um Mundo, com patrocínio da Unilever. A ação trouxe uma abordagem envolvente e acessível, mostrando aos alunos atitudes simples que fazem toda a diferença no dia a dia, como olhar para a pessoa, antes da deficiência, respeitar a autonomia, perguntar antes de ajudar e valorizar a empatia.
Rafael Magaldi ressaltou que "quando ensinamos às crianças e aos jovens a importância de se comunicar com respeito e inclusão, estamos formando cidadãos preparados para transformar o futuro. Nossa rede de palestras trabalha o uso correto das nomenclaturas e o valor do respeito às pessoas em sua individualidade, mostrando que atitudes simples mudam estruturas.”
“Oferecer este tipo de experiência aos nossos alunos é fundamental para construirmos uma cidade mais justa e acolhedora. A cultura do respeito, aliada à dedicação das escolas, forma cidadãos que transformarão o futuro de nossa comunidade.” Afirmou a Secretária Municipal de Educação, Professora Suelene Marcondes.
“Trabalhamos com carinho para garantir que nossas escolas estejam preparadas para acolher e valorizar as diferenças. A inclusão e o respeito geram oportunidades e esperança para todos nossos alunos, e o SAAI é fundamental na oferta de suporte pedagógico e psicológico especializado.” Destacou a Coordenadora do SAAI, Regina Itália
A semana foi marcada por entusiasmo dos estudantes, participação ativa dos professores e relatos positivos das famílias, consolidando os valores de solidariedade e respeito que o município vem fortalecendo em sua rede de ensino.
Exemplo da estudante Melyssa Bueno Prioli (8º ano 3) da Escola Municipal Antônio Mariosa afirma que “aprender sobre inclusão nos ajuda a entender que todas as pessoas merecem ser acolhidas e respeitadas em qualquer lugar.”
Prefeitura de Pouso Alegre. Aqui tem gente do bem e que realiza de verdade.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.