Pouso Alegre recebe primeira reunião da Metodologia IGESP Intervenção para fortalecimento da segurança pública
Pouso Alegre recebeu, nesta terça-feira (16), a primeira reunião da Rede da Metodologia de Integração da Gestão em Segurança Pública (IGESP) Intervenção no município. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e busca integrar de forma permanente os diferentes órgãos do sistema de segurança e justiça criminal, além de parceiros da sociedade civil, para a construção de diagnósticos e soluções conjuntas no enfrentamento à criminalidade.
Segundo o subsecretário de Integração da Segurança Pública, Christian Vianna de Azevedo, o novo formato representa um avanço significativo. “As reuniões antes seguiam o mesmo modelo para todos os municípios. Agora, passamos a olhar a realidade individual de cada localidade, respeitando suas especificidades e desafios. Pouso Alegre é uma cidade que tem índices criminais baixos se comparada a outras cidades do Estado, mas não está livre do crime, que infelizmente faz parte da sociedade. Crimes de violência doméstica, contra o patrimônio, entre outros, foram relatados, e o resultado da reunião é traçar encaminhamentos de políticas públicas a serem implementadas para a cidade.”
Diagnóstico de Pouso Alegre
Durante o encontro, foram apresentados os principais problemas enfrentados pelo município, com base em dados levantados entre janeiro de 2023 e agosto de 2025: * Crimes contra o patrimônio: foram registradas 4.730 ocorrências de furto, concentradas sobretudo na região central. Destas, 29,7% tiveram como alvo estabelecimentos comerciais, 20,5% residências e ao menos uma instituição bancária. Já em relação ao roubo, foram 2.098 registros, com predominância de casos contra transeuntes. * Homicídios: o município apresenta taxas menores que a média estadual. O perfil das vítimas indica predominância de jovens entre 25 e 29 anos, sendo 46% brancos, 32% pardos e 10% negros. Em 62% dos casos, não havia relação prévia entre vítima e autor. * Acidentes de trânsito: foram 5.953 registros no período, com maior concentração na BR-459 e na Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira.
A diretora de Gestão Integrada em Segurança Pública (SUINT), Mayara Abreu, ressaltou a relevância do encontro. “É preciso parabenizar o trabalho desenvolvido em Pouso Alegre, pois o esforço conjunto das instituições reforça a sensação de segurança da população.”
Cidade em crescimento exige atenção
O encontro também destacou que políticas de educação, saúde e geração de empregos são fundamentais para a prevenção da violência. Nesse sentido, Pouso Alegre foi apontada como um município em plena expansão, o que exige atenção redobrada no planejamento de ações e políticas públicas que garantam segurança e qualidade de vida à população.
A Prefeitura de Pouso Alegre participou ativamente da reunião, com representantes da Superintendência de Defesa Civil e Social, Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Secretaria de Políticas Sociais, Secretaria de Saúde e da Secretaria de Comunicação Social, Lazer e Turismo. Essa presença reforça o compromisso do município em agente de construção de estratégias integradas para enfrentar os desafios de uma cidade em constante crescimento.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.