Prefeitura de Pouso Alegre inaugura Sala Lilás para atendimento a vítimas de violência de gênero e abuso sexual infantil
A Prefeitura de Pouso Alegre colocou em funcionamento, na manhã desta terça-feira (12), a Sala Lilás, espaço dedicado ao acolhimento e atendimento especializado de mulheres e meninas em situação de violência de gênero, além de crianças vítimas de abuso sexual.
Instalada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Bom Jesus, a Sala Lilás funcionará com atendimento preferencialmente realizado por profissionais do sexo feminino, de forma humanizada e integrada. A equipe será composta por representantes dos sistemas de segurança pública e de justiça, além de psicólogos, assistentes sociais, defensores públicos e advogados, todos capacitados para atuar em casos de violência e abuso.
O espaço é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio do Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Paz da Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Militar. Ao município coube a implantação da estrutura física e a designação dos profissionais responsáveis pelo atendimento, enquanto os órgãos parceiros reforçam o suporte especializado às vítimas.
Além disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas Sociais, disponibiliza o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O serviço oferece atendimento e orientação a pessoas que tiveram seus direitos violados, incluindo vítimas de violência doméstica.
Legislação
Prevista na Lei nº 14.847/2024, sancionada em 25 de abril deste ano, a Sala Lilás busca garantir um ambiente seguro e reservado, evitando que vítimas atendidas pela polícia tenham de aguardar procedimentos em delegacias na presença de agressores.
Pelo caráter emergencial do serviço, a Prefeitura optou por não realizar solenidade de inauguração, permitindo que o atendimento começasse de imediato.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.