Solicitar análise para desmembramento de lotes, em solo urbano
Apresentação:
O desmembramento é caracterizado como a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes, exceto nos casos previstos nesta Lei.
Enquadramento nos artigos 29 ao 40 Lei Municipal nº 6.544/2021 e seus anexos.
Responsável: Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente
Forma de Atendimento:
Presencial:
Central de Atendimento
Endereço: Rua Dionísio Machado, nº 96 – Bairro Jardim Santa Lúcia
Horário de Atendimento: 8h30min. às 17h – de segunda a sexta-feira
Requerimento assinado por todos os proprietários do imóvel, para acessar o modelo clique aqui
A nomenclatura utilizada no requerimento será mantida em todos os documentos do processo, conforme exigido, sendo: desmembramento ou desmembramento cumulado com retificação/unificação, etc.;
Matrícula atualizada do imóvel (em até 30 dias da solicitação);
Cópia do RG de todos os proprietários e seus cônjuges, conforme constam na matrícula;
Memorial Descritivo da área total do imóvel e da situação pretendida com o desmembramento;
Levantamento topográfico georreferenciado contendo a área total, a área a ser desmembrada e a área remanescente (quando houver), devidamente assinado pelos proprietários e pelo responsável técnico;
Imagem aérea de localização com as coordenadas geográficas;
ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) devidamente assinada;
Arquivos digitais dos documentos em versões PDF e DWG;
BIC (Boletim de Informações Cadastrais);
CND (Certidão Negativa de Débitos) do imóvel. Caso existam débitos municipais, os mesmos deverão ser regularizados para a finalização do processo;
Comprovação de infraestrutura: Sistema de abastecimento de água, sistema de coleta de esgoto e sistema de iluminação pública.
Documentos Adicionais em Caso de Espólio:
Cópia da certidão de óbito;
Inventário não iniciado: Assinatura de todos os herdeiros nos documentos.
Inventário finalizado: Cópia do formal de partilha ou escritura pública de inventário e partilha.
Inventário em andamento: Termo de inventariante atualizado ou assinatura de todos os herdeiros.
Documentos Adicionais em Caso de Pessoa Jurídica:
Certidão simplificada expedida pela junta comercial ou cartório de registro civil das pessoas jurídicas (emitida nos últimos 30 dias);
Contrato social atualizado;
Cópia do documento pessoal do administrador da empresa;
Documentos Adicionais em Caso de Procuração:
Procuração assinada com poderes específicos e firma reconhecida em cartório ou procuração pública.
Documentos Adicionais em Caso de Menores:
Certidão de nascimento do menor, com a devida representação pelos pais ou tutor.
Documentos Adicionais em Caso de Analfabetos:
Procuração por instrumento público.
Observações Gerais:
Todos os documentos devem ser assinados pelos proprietários da área a ser desmembrada. Caso haja um representante, é necessário anexar a procuração com firma reconhecida em cartório.
Escanear todos os documentos originais, devidamente assinados e encaminhá-los no formato PDF, com boa legibilidade.
Documentos assinados digitalmente devem ser passíveis da verificação de sua autenticidade.
Documentos em formato JPG não serão aceitos.
Prazo:
45 (quanrenta e cinco) dias.
Taxas:
- Item 4.6 Expedição de Informativo Análise - Desmembramento R$ 250,00 por exame
- Item 5. Exame de Projetos de Desmembramento e Desdobro
-5.1. áreas até 5000 m2 R$ 0,13 por m2
-5.2. áreas excedentes a 5000 m2 Isento
Passo a Passo:
Solicite o serviço presencialmente na Central de Atendimento ou de forma online
Para acompanhar o passo a passo do processo online, clique aqui
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