Escola municipal implanta projeto Sala Ambiente

04/04/2019
Um projeto inovador está transformando a rotina de 380 alunos e professores da Escola Municipal “Clarisse Toledo”, no Bairro São Cristóvão. O Sala Ambiente propõe a troca de salas entre os alunos do 6º ao 9º ano, no intervalo das aulas. Com a troca, ao invés do professor se deslocar, os estudantes é que fazem a mudança.

Segundo a diretora da escola, Maria Helena Fernandes Rocha, a ideia do projeto surgiu da observação de que muitos alunos aproveitavam o intervalo para sair da sala de aula e demoravam a retornar. Outros, cochilavam durante as aulas, principalmente, no período da manhã. Além disso, o professor tinha todo o trabalho de desmontar o material de trabalho e carregá-lo para outras turmas. “Com o projeto, atendemos aos alunos que se sentiam entediados durante quatro horas no mesmo lugar e àqueles que sentem a necessidade em dar uma volta pelos corredores durante as aulas. Isso desperta o senso de responsabilidade e organização, uma vez que cabe aos próprios alunos se deslocar de uma sala à outra, durante um curto período de tempo, para assistir às aulas”, afirma.

Entre as vantagens do ‘Sala Ambiente’, a diretora destaca a redução de lixo na escola, menor tempo no preparo da sala para o início das aulas e economia com reparos em equipamentos eletrônicos, que antes eram acionados diversas vezes e agora, só são ligados no início e no término do período

Pesquisar conteúdo