Estudantes municipais participam da abertura do Fetran 2019

03/04/2019
Alunos do período integral de escolas municipais participaram na manhã de quarta-feira (03 de abril) da abertura do Projeto FETRAN – Festival Estudantil Temático de Trânsito, ocorrida na Câmara Municipal. Cerca de 1.300 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental (I e II) participam do projeto que tem como objetivo formar cidadãos conscientes, sejam pedestres ou motoristas, com respeito às leis de trânsito.

Através de atividades pedagógicas, que envolvem professores e alunos, o FETRAN inclui o tema “trânsito” no cotidiano escolar. Valorizando a diversidade escolar e cultural, os trabalhos incluem teatro, produção de textos, dança, música e outras modalidades que remetam ao conteúdo proposto.

A coordenadora do período integral da Secretaria Municipal de Educação, Rosângela Ribeiro, afirma que o projeto motiva os estudantes a levar a conscientização para além do ambiente escolar. “Nossos alunos acabam sendo multiplicadores do que aprendem, com seus familiares, vizinhos. Assim, o projeto abrange um número bem maior de pessoas, quando os conhecimentos adquiridos são repassados”, explica.
O FETRAN é um projeto de Educação para o Trânsito, realizado pela PRF em parceria com escolas e secretarias municipais de educação, que procura, através das atividades pedagógicas associadas a manifestações artísticas/culturais diversificadas, sensibilizar e conscientizar os educandos sobre a importância do respeito às leis como forma de evitar os acidentes de trânsito e suas terríveis consequências. O projeto tem como parceiros a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Secretaria Municipal de Educação e outros.

Em 2012 foi inserida uma proposta pedagógica ao projeto e que segundo o coordenador, inspetor da PRF João Eustáquio Ramos, foi criada em Pouso Alegre e disseminada para todos os estados e municípios que dele participam atualmente. Cerca de 200 mil estudantes em todo o país estão inseridos no projeto.

Pesquisar conteúdo