Prefeitura e parceiros celebram sucesso do Programa Crianças Saudáveis

Por: Ascom
15/03/2019
Em parceria com o Instituto Melhores Dias e a empresa General Mills Brasil (dona das marcas Yoki, Kitano, Häagen-Dazs, Mais Vita e Betty Crocker), por meio da Fundação General Mills, a Prefeitura de Pouso Alegre desenvolve o programa Crianças Saudáveis nas escolas da rede municipal, desde julho de 2016.

O programa promove, nas 34 escolas públicas do município, conhecimento e meios para uma alimentação mais saudável e nutritiva, bons hábitos de saúde e de higiene para 13.486 alunos do Ensino Fundamental e cerca de 54.000 pessoas das comunidades em torno dos estabelecimentos escolares.

Neste mês de março, técnicos do Instituto e representantes da General Mills, juntamente com a secretária municipal de educação Leila de Fátima Fonseca, visitaram a Escola Municipal Sabina de Barros Mendonça, no bairro do Cervo, que integra o projeto e mantém uma horta cultivada pelos alunos.

Em Pouso Alegre, desde a instalação, o programa incrementou ações que envolveram: 1031 professores, 112 merendeiras e 270 voluntários. Foram construídas 25 hortas escolares, que inspiraram a comunidade a montar 202 hortas domésticas e uma horta comunitária.

O programa acontece em três frentes:
- Avaliação Nutricional e Diagnóstico: medição e acompanhamento de altura, peso e exames de hemoglobina das crianças; testes de conhecimento sobre nutrição e estilo de vida saudável para alunos e professores.

- Tratamento de suplementação de ferro quando necessário e com autorização dos pais ou responsáveis.
 
- Educação Nutricional: treinamentos para professores, merendeiras e agentes comunitários sobre saúde, educação sanitária, hortas e nutrição; jogos educativos para crianças sobre hábitos saudáveis; atividades de prevenção à obesidade infantil; construção e manutenção de hortas escolares; e workshops para a comunidade para promover a construção de hortas domésticas.

“Esse programa é um grande orgulho para todos os colaboradores de diferentes partes do país. Muitos de nós, da General Mills, somos voluntários nas atividades do projeto juntamente com a equipe do Instituto Melhores Dias. Acompanhamos de perto e com muito carinho a evolução de todos esses meses de trabalho. Não poderíamos estar mais felizes com os resultados já alcançados e esperançosos com as novidades que estão por vir”, afirma Queli Catalani, Gerente de Assuntos Corporativos da General Mills Brasil.
 
“O apoio da General Mills tem sido fundamental para melhorar a nutrição das crianças participantes e criar oportunidades em escolas e comunidades no Brasil. O Instituto Melhores Dias conseguiu impactar a vida de muitas crianças brasileiras por meio de um programa integrado de saúde, educação e bem-estar, focado no desenvolvimento de uma cultura de hábitos saudáveis entre as comunidades”, comenta Joyce Capelli, Presidente do Instituto Melhores Dias.
 
“Esta parceria é muito importante para nossos alunos e para toda comunidade escolar. A partir de ensinamentos que tiveram nas escolas, ficaram motivados em cultivar hortas em suas casas e melhorar a alimentação de toda família. Hoje em dia, nossos alunos são muito imediatistas com a cultura digital. Este projeto exige, naturalmente deles, um tempo maior de preparação da terra, cuidados com as plantas, colheita e alimentação, além de passarem mais tempo em contato com a natureza possibilitando desenvolver novas habilidades e descobertas pedagógicas”, afirma Leila de Fátima Fonseca, secretária municipal de educação.
 
 
 


Pesquisar conteúdo


Para manutenção de iluminação pública ligue:

0800 031 1514

Prefeitura no Facebook


Siga a Prefeitura

Leia nossas últimas notícias qualquer uma dessas
redes sociais.

Receba as últimas
notícias diariamente!

Iremos enviar as últimas notícias direto no seu e-mail.


Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2019, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050