Folia de Reis: Prefeitura incentiva tradições populares

07/01/2019
 Com objetivo de incentivar e manter as tradições populares, a Prefeitura de Pouso Alegre, através da Superintendência Municipal de Cultura, promoveu na noite de sexta-feira, 04 de janeiro, um encontro de Folias de Reis da região. O evento contou com apoio do vereador Odair Quincote, que desenvolve ações voltadas à preservação dessas tradições nas comunidades rurais.

A apresentação aconteceu no Centro Cultural Cleonice Bonillo e contou com a presença de foliões, agentes da cultura popular da cidade, além do público. As folias do Bairro dos Afonsos e o município de Silvianópolis foram formadas pelo mestre (ou embaixador) e contramestre, os três Reis Magos, alfeires que tocaram instrumentos como violão, sanfona, zabumba, pandeiro, surdo e triângulo.

A Folia de Reis, ou Reisado, está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola que foi trazida ao Brasil no século XIX. As apresentações das companhias acontecem no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Cristo, até 06 de janeiro, data atribuída ao dia em que os Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior – e Baltazar) visitaram o Menino Jesus na gruta em Belém e levaram presentes. A Folia de Reis é celebrada em diversas regiões do país. Em Minas Gerais, o Conselho Estadual de Cultura declarou a manifestação como Patrimônio Imaterial do Estado. Em Pouso Alegre, as tradições populares e manifestações culturais têm apoio da Prefeitura Municipal.