Transporte urbano terá nova tarifa a partir de janeiro

28/12/2018
 O serviço de transporte coletivo urbano e rural em Pouso Alegre terá novas tarifas a partir de 02 de janeiro de 2019. Passa de R$3,60 para R$3,90 o circular urbano e industrial e de R$4,80 para R$5,20 o rural. O município ainda mantém o menor preço da tarifa de ônibus urbano entre as cidades de porte da região.

O reajuste foi concedido através do Decreto 4.953/18, assinado na quinta-feira, 27 de dezembro, e está previsto na Lei Municipal 2.456/90, que regula o contrato de concessão do serviço de transporte coletivo no município. A majoração da tarifa alicerçou-se no reajuste salarial, no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos últimos 12 meses e na variação de preços dos combustíveis, sendo este o que mais interferiu no reajuste.

Se comparada às demais cidades pólo da região, Pouso Alegre ainda mantém o menor preço na tarifa de transporte coletivo urbano, atrás de Varginha (R$4,00), Poços de Caldas (R$4,00) e Passos (R$4,05).

Para as linhas rurais, que incluem o distrito de São José do Pantano e os bairros Curralinho/CAIC, Cervo, Brejal, Canta Galo, Cruz Alta, Imbuia/Anhumas e Estrada do Itaim, a tarifa é de R$5,20 se paga em moeda corrente na roleta, mas cai para R$4,75 com o incentivo do uso do cartão de créditos, sem nenhum custo ao usuário, recarregável a bordo ou com as compras realizadas diretamente pelo celular, internet ou nos diversos pontos de vendas.

O Decreto 4.953/18 mantém o passe escolar com desconto de 50% do valor fixado, aos estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino oficiais e técnicos profissionalizantes reconhecidos ou inscritos pelo Ministério da Educação.

A partir de março uma nova empresa vai assumir o serviço de transporte coletivo urbano e rural em Pouso Alegre, a Expresso Planalto, vencedora da licitação.