Prefeitura fiscaliza serviços da Viação Princesa do Sul

16/01/2017

Diante das inúmeras reclamações de usuários do transporte coletivo urbano em Pouso Alegre contra a Viação Princesa do Sul, empresa concessionária dos serviços, a Prefeitura Municipal através do Departamento de Trânsito adotou medidas fiscalizadoras com a finalidade de exigir melhorias no atendimento à população.

A fiscalização, já iniciada por determinação do prefeito Rafael Simões, vai desde o cumprimento dos horários de saída e chegada dos ônibus nos pontos, até a instalação e manutenção de abrigos para os usuários do transporte coletivo urbano.

Desde há muito tempo a população exige melhorias nos serviços prestados pela Viação Princesa do Sul. Em todos os bairros, o que se observa são pessoas revoltadas. A principal reclamação é quanto aos atrasos de horários. Os problemas já vêm se arrastando há anos, com aceitação das administrações anteriores dos argumentos e desculpas da concessionária pelas falhas denunciadas pelos usuários do transporte, permitindo assim a prestação de serviços de qualidade inferior.

FISCALIZAÇÃO

Porém, a administração municipal está intercedendo em defesa da população mal atendida e exige que a Viação Princesa do Sul cumpra as normas estabelecidas em contrato. Para tanto, o prefeito Rafael Simões cobrou do Departamento de Trânsito uma severa fiscalização nos serviços prestados pela empresa e, segundo o diretor do órgão, ações fiscalizadoras são feitas de imediato para proporcionar um serviço de alta qualidade para o pouso-alegrense usuário do transporte urbano.

Conforme o diretor do Departamento de Trânsito Marcos Paco, foi protocolado na sede da empresa um pedido de informações gerais, entre estas um relatório completo constando todas as linhas de ônibus e os respectivos horários de saída e chegada. “Através desse relatório vamos estabelecer uma fiscalização no cumprimento dos horários”, diz Marcos Paco.

Também está sendo analisada a implantação de novos pontos, principalmente em bairros recém-criados, como o Jardim Brasil que já foi contemplado e está integrado ao sistema de atendimento. A ampliação do número de pontos também é uma solicitação da população e vai ser atendida, diz. Outra reivindicação é quanto à instalação de abrigos com cobertura nos pontos de embarque e desembarque. Isso está previsto no contrato com a concessionária e vai ser cobrado, garante ele.

CORREDORES

Na contrapartida, assegura Marcos Paco, a prefeitura tem procurado atender às demandas da Viação Princesa do Sul. Uma delas refere-se à criação de corredores para ônibus. Inicialmente foi inaugurada uma faixa exclusiva na Rua Silviano Brandão, que funciona no horário de 18h às 20h de segunda-feira a sexta-feira. Com isso, nesses dias e horários, fica proibido o estacionamento de veículos do lado direito em toda extensão da via.

Trata-se de medida pioneira em cidades do Sul de Minas, afirma Marcos Paco. O projeto foi executado a custo zero, ou seja, todo o material a ser utilizado na sinalização, como tintas e placas, foi conseguido através de parcerias com empresas que apóiam tais iniciativas da administração municipal e que visam o bem-estar da população. Com a agilização do tráfego abrangendo as linhas que passam pela Rua Silviano Brandão, cerca de 8 mil usuários são beneficiados, revela Marcos Paco.

Segundo o Departamento de Trânsito, o contrato da Viação Princesa do Sul com o município vai até o primeiro semestre de 2018.
Porém, uma fiscalização mais rígida da prefeitura poderá expor falhas que comprometam o cumprimento das normas contratuais e, assim, a empresa poderá sofrer sanções que, inclusive, a impedirão de participar de novas licitações. Então, “ou trabalha direito e atende à população ou corre o risco da alternância no atendimento”, conclui diretor de trânsito Marcos Paco.

Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050