Parceria com FUVS através da lei da bolsa de estudo vai beneficiar população

27/04/2017

Um dos programas assistenciais mais importantes da administração municipal teve início no final do mês de março. Na segunda-feira (27), com a assinatura e sanção da lei que regulamenta o Programa de Bolsas de Estudo, foi dada a partida oficial em uma parceria entre a Universidade do Vale do Sapucaí, através da sua mantenedora, a FUVS, que vai assegurar o atendimento de baixa complexidade para a população e preventivo para alunos de toda a rede municipal de ensino, através de ações de saúde e educação.

O programa envolve equipes multidisciplinares das secretarias municipais de Educação e Saúde, integradas por enfermeiros, médicos, psicólogos e nutricionistas, que vão atuar junto às escolas na preservação da saúde dos estudantes. Essas equipes terão profissionais cedidos pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) que a partir de então constitui-se uma grande parceira da Prefeitura, através de convênio entre a instituição e a administração municipal respaldado pela Lei 5.798/17, sancionada na segunda-feira (27) pelo prefeito Rafael Simões.

Esta lei regula o Programa Municipal de Concessão de Bolsa-Estudo para estudantes do ensino superior de instituições particulares com sede em Pouso Alegre, e que terão em contrapartida a prestação de estágios na administração pública municipal ou órgãos conveniados. Com isso, a FUVS será a grande parceira do governo municipal na execução do Programa Saúde na Escola.

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Uma das novas normas constantes do programa de bolsas é a obrigatoriedade do participante fazer estágio em órgãos da administração pública municipal, em conformidade com a Lei Federal 11.788/2008. Com esta medida, conforme relata o prefeito Rafael Simões, “a administração pública será beneficiada pela presença dos estagiários, que contribuirão para o constante aperfeiçoamento e atualização das rotinas de trabalho e a maior eficiência dos serviços públicos, criando-se uma interface permanente com os centros de ensino e pesquisa estabelecidos no município”. A realização do estágio em outros órgãos públicos também poderá ser viabilizada mediante a formalização de convênios ou parcerias. O estágio terá duração máxima de dois anos

Em seu gabinete na manhã de segunda-feira (27) o prefeito Rafael Simões sancionou a Lei 5.798/17, que regula a concessão de bolsa-estudo a alunos do ensino superior. Ao ato estiveram presentes as secretárias Leila de Fátima Fonseca, da Educação e Cultura e Silvia Regina Pereira da Silva, da Saúde. Também prestigiaram o ato os representantes da FUVS Igor Oshiro, diretor executivo, o pró-reitor de graduação Guilherme Carroza e o diretor da unidade central Antonio Carlos Aguiar Brandão.

PARCERIA COM FUVS

Para a secretária de Saúde Silvia Regina, a parceria com a FUVS abre uma grande oportunidade para suprir as demandas reprimidas na área de assistência à saúde, não só nas escolas, mas a toda população carente que terá à sua disposição um maior número de profissionais atuando nas unidades de atendimento, reduzindo-se as filas de espera por consultas e serviços de menor complexidade.
A secretária Leila Fonseca ressaltou que a parceria com a FUVS sinaliza para novas perspectivas de atendimento, com agilização de diagnósticos e laudos médicos, principalmente na parte psicológica e emocional. “Teremos presença de psicólogos, enfermeiros, que muito vão contribuir para o trabalho do professor na sala de aula”, comentou.

O diretor Antonio Carlos anunciou que em breve serão realizados dois mutirões para atender as demandas de consultas nas áreas de cardiologia e oftalmologia. Será uma mobilização já dentro do programa de parceria com a prefeitura. Outros mutirões serão programados para atender com mais eficiência e, através da unidade médica da FUVS, otimizar o atendimento à saúde na rede pública de Pouso Alegre.

Também fizeram comentários o pró-reitor Guilherme Carroza e o diretor executivo Igor Oshiro, ambos destacando os benefícios que a população terá através desta parceria entre a FUVS e a Prefeitura, para melhorar o atendimento nas unidades de saúde e escolas do município. “É dever da universidade colaborar com a comunidade, principalmente quando temos a satisfação de dizer que a Prefeitura nos dá um grande apoio para que nossos alunos possam atuar de forma satisfatória pela comunidade”, disse Guilherme.

Por sua vez o prefeito Rafael Simões falou do interesse da FUVS em levar um trabalho efetivo para a população. Disse que esta data de 27 de março é um dia importante para o município, pois está sancionando a lei que estabelece a bolsa-estudo e “é através desta lei que estaremos integrando a universidade e o curso de odontologia aos trabalhos a serem prestados à população de Pouso Alegre. É hora de sairmos do discurso e irmos para a prática de ações”, destacou o prefeito.

Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-000