Prefeitura abre rua de acesso à futura UPA no antigo Campo da Lema

26/09/2018
A Prefeitura de Pouso Alegre iniciou na manhã de quarta-feira, 26 de setembro, a abertura da via de acesso à futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será construída no antigo terreno do “Campo da Lema”, na Rua Comendador José Garcia.

Inicialmente, serão feitas a drenagem e galeria pluvial. A COPASA se encarregará das redes de água e esgoto. Na sequencia, a pavimentação em piso intertravado. A via terá 128 x14m², aproximadamente, e a previsão é que esteja concluída até meados de dezembro.

A área pertencia ao Pouso Alegre Futebol Clube (PAFC) e estava inutilizada há anos. Em março, o prefeito Rafael Simões sancionou a Lei Nº 5.921/2018, que autorizou a desapropriação do local, onde será construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. A obra está orçada no valor de R$ 4 milhões, sendo R$ 3.100.000,00 repasse do Ministério da Saúde e o restante contrapartida do município. Parte do terreno também será destinado à ampliação do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).

A perspectiva é que a UPA atenda diariamente cerca de 300 pessoas. A localização da nova Unidade de Pronto Atendimento possibilitará a integração da rede de atenção básica à saúde ao principal hospital da cidade e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) é responsável pelo projeto executivo. A desapropriação do Campo da Lema teve o apoio da maioria na Câmara Municipal, apenas um, dos 15 vereadores, não foi favorável a negociação, e da Diretoria do PAFC.