Educação municipal debate inclusão

30/05/2018
No último dia 26, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pouso Alegre em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) promoveu um encontro com os profissionais da rede municipal de ensino para debater as “Práticas Inclusivas para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”. O evento aconteceu reuniu cerca de 120 professores, supervisores e monitores de apoio pedagógico.

Além de palestras seguidas de debates com a neuropsicóloga Eliane de Souza Fernandes, a psicóloga Grazielle Claro, a psicopedagoga Elisângela Rodrigues e a professora Gislaine Maria Vilas Boas, os participantes conheceram o material utilizado no Método Teach (programa voltado para crianças com TEA) e o Jardim Sensorial.
A superintendente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pouso Alegre, Terezinha Coutinho, ressaltou a importância do encontro. “O comprometimento, a responsabilidade e a disposição de nossos profissionais na busca por conhecimentos, aprimora a prática pedagógica e; consequentemente, possibilita que nossos alunos desenvolvam suas potencialidades”, completou.

Na rede municipal de ensino há um número significativo de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJA (Educação de Jovens e Adultos) com Transtorno do Espectro Autista . No Brasil, estima-se que dois milhões de pessoas sejam portadoras de TEA, que apresenta diferentes quadros, desde dificuldades de comunicação e de socialização, até comportamento repetitivo. O diagnóstico depende de exames clínicos, mas a percepção do professor é determinante para auxiliar na interação dessas crianças e adultos ao contexto escolar e social.