Pouso Alegre sedia Rodada do Patrimônio Cultural

09/05/2018

No último dia 03, Pouso Alegre sediou a Rodada do Patrimônio Cultural, uma agenda de atividades do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), que reúne gestores de cidades de todo o Sul de Minas. O evento, que segue até julho em circulação por várias partes do estado, visa promover o debate e a implantação de políticas públicas que preservem e valorizem o patrimônio histórico-cultural dos municípios.

Pouso Alegre é a única cidade da região que recebeu a rodada. Mais de 30 municípios participaram do evento. Entre as propostas está a troca de experiências entre os gestores com intuito de unir forças pelo patrimônio histórico-cultural do Sul de Minas.

A superintendente municipal de cultura e anfitriã, Regina Franco, fez a abertura do evento e a representante do IEPHA Alessandra Deotti, conduziu as atividades. O representante do Ministério da Cultura em Minas Gerais, Aníbal Macedo, também participou do encontro.

Durante a rodada, apontou-se a importância das legislação e ações locais na valorização do patrimônio e promoção da educação patrimonial. Os participantes destacaram as placas informativas em QR Code fixadas nos prédios tombados em Pouso Alegre, uma iniciativa do empreendedor Thiago dos Reis Vilela, patrocinado pela Prefeitura Municipal por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.Através da tela do celular, conectado à internet, qualquer pessoa consegue acessar informações históricas dos bens sinalizados.

Entre os destaques das políticas públicas estaduais apresentadas pelo IEPHA está a Lei do ICMS Cultural – programa de repasses de recursos, através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Pelo programa, os municípios recebem repasses, de acordo com uma pontuação e o envio correto da documentação necessária estabelecidos por critérios técnicos.

O patrimônio cultural do município

Pouso Alegre tem, hoje, 13 bens culturais tombados municipalmente, materiais e imateriais, reconhecidos pelo IEPHA, como o Pastel de Farinha de Milho, o Casarão dos Junqueiras, os prédios do Antigo Fórum Orvietto Butti, da Antiga Estação Ferroviária, do Teatro Municipal, do Palácio Episcopal, das escolas estaduais Dr. José Marques de Oliveira e Monsenhor José Paulino, e do Conservatório Estadual de Música JKO, além do Obelisco de Nossa Senhora da Conceição e Fonte Luminosa da Independência, entre outros.