Escola Municipal Jandyra Tosta é inaugurada no Pitangueiras

Por: ASCOM
13/03/2018
A Escola Municipal Jandyra Tosta de Souza, construída no Loteamento Pitangueiras, no bairro Belo Horizonte, foi oficialmente entregue à comunidade na manhã de sábado (10/03). Ao descerrar a placa inaugural o prefeito Rafael
Simões, juntamente com o vice Dr. Paulo Valdir, o deputado federal Bilac Pinto e a secretária municipal de Educação Leila de Fátima Fonseca consolidaram mais uma etapa do projeto que visa resgatar a educação de qualidade nas escolas municipais de Pouso Alegre.

A comunidade do loteamento Pitangueiras, anexo ao bairro Belo Horizonte, recebeu com festa a comitiva do governo, quando foi oficialmente inaugurada a Escola Municipal Jandyra Tosta de Souza. O prédio novinho, com moderna e arrojada arquitetura, foi concluído em apenas seis meses e já está em funcionamento neste ano letivo de 2018, acolhendo cerca de 327 alunos.

A escola tem capacidade para 350 alunos do ensino fundamental I e II , com duas turmas em período integral. Conta com dependências modernas e amplas, ocupando 1.137m2 de área construída em terreno de 4.500m2. As novas instalações vão acolher os alunos da Escola Municipal Jandyra Tosta de Souza, que funcionava em prédio inadequado naquela bairro.

A construção da nova escola teve início em 2015 e ainda naquele ano as obras foram paralisadas. A administração da época não arcou com os repasses da contrapartida financeira devida pela prefeitura. A obra foi retomada em abril/17 pelo atual governo e concluída em apenas oito meses (dezembro/17), para que os alunos iniciassem o ano letivo de 2018 em novo prédio.

Segundo a Superintendência Municipal de Projetos Especiais, foram investidos na construção R$ 1.578.819,51 e a contrapartida financeira da prefeitura corresponde a 25% desse total, sendo o restante através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal.

A nova Escola Municipal Jandyra Tosta de Souza conta com ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças. São salas, instalações e ambientes que garantem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação com toda segurança e qualidade oferecidas pela educação municipal. No futuro a “Jandyra Tosta” vai ganhar uma quadra, que será construída em área anexa da própria escola.

A INAUGURAÇÃO
A solenidade de inauguração transcorreu festivamente. O prefeito Rafael Simões chegou ao local acompanhado da primeira-dama Ana Simões, os filhos e o deputado federal Bilac Pinto. Ali já estavam o vice-prefeito Dr. Paulo Valdir e esposa Renata Brianesi, a secretária municipal de Educação Leila de Fátima Fonseca, secretários municipais, vereadores, convidados e dezenas de integrantes da comunidade educacional, entre diretores de escolas, supervisores e professores, alunos e seus familiares, dirigentes de associações. Representando a homenageada professora Jandyra Tosta, estava o seu filho, o médico Virgílio Cândido Tosta.

A cerimônia foi aberta pela banda da Polícia Militar, sucedida por uma apresentação do coral mirim “Viva Em Canto”. Em seguida a diretora da escola, Ruth Cristina Passos de Carvalho, agradeceu o empenho do prefeito Rafael Simões em prol da educação no município. Por sua vez o médico Virgilio Cândido Tosta agradeceu as homenagens à sua mãe, destacando que ela tinha o magistério como missão divina e a ele se dedicou durante vários anos.

Também o presidente da Associação dos Moradores, Márcio Pimenta, agradeceu em nome da comunidade. Para ele é uma satisfação enorme poder ver as crianças frequentando escola digna, com todas as possibilidades de contribuir para a educação dos seus pequenos estudantes.

Extremamente feliz e grata, a secretária Leila Fonseca dirigiu-se à comunidade educacional, aos pais de alunos que ali se encontravam e, sobretudo, ao prefeito Rafael Simões. Ao chefe do executivo ela agradeceu os investimentos na educação, pois acredita que, somente com o desenvolvimento desta, as desigualdades são corrigidas.

O deputado federal Bilac Pinto, sempre presente nos acontecimentos administrativos e destacado representante de Pouso Alegre no cenário federal, responsável pelo encaminhamento das demandas e captação dos recursos investidos no município, destacou a atuação do governo municipal. O parlamentar afirmou que estará sempre disposto a pleitear pelo Sul de Minas, principalmente por Pouso Alegre, cidade cujos laços são cotidianamente renovados.

Por sua vez, o prefeito Rafael Simões destacou as dificuldades que os municípios mineiros atravessam, decorrentes da retenção de repasses financeiros devidos pelo governo do estado. Ele destacou que, até esta data, a dívida do governo estadual com Pouso Alegre chega a R$ 30 milhões. Com isso, aumentam as dificuldades de investimentos em educação, saúde, infraestrutura, por parte das prefeituras. Ele agradeceu o apoio do deputado federal Bilac Pinto, a quem atribuiu a liberação dos recursos para a execução dos projetos de transformação de Pouso Alegre. O prefeito garantiu que, apesar das dificuldades, o seu governo deixará também como legado a educação de qualidade no município.
 
 


Para manutenção de iluminação pública ligue:

0800 031 1514

Pesquisar

Prefeitura no Facebook


Siga a Prefeitura

Leia nossas últimas notícias qualquer uma dessas
redes sociais.

Receba as últimas
notícias diariamente!

Iremos enviar as últimas notícias direto no seu e-mail.


Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2018, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050