Prefeitura Municipal de Pouso Alegre dá início ao Mutirão de Ressonância Magnética

12/03/2018

A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio da Secretária Municipal de Saúde, deu início ao Mutirão de Ressonância Magnética. A ação possibilitará a população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o fim da espera para fazer o exame.

A iniciativa foi possível graças ao trabalho em conjunto com a Câmara Municipal. Durante a gestão do então presidente Adriano da Farmácia foi devolvido aos cofres públicos uma economia de R$ 650 mil reais. Somada com os recursos da atual administração, a quantia vai possibilitar ainda a realização de endoscopias digestivas. Vale lembrar que no ano passado a parceria já havia viabilizado cirurgias de catarata a 800 pacientes da rede pública.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Silvia Regina Pereira, algumas pessoas aguardam pelo exame desde 2014. O objetivo é zerar essa espera. Para isto, de segunda a sexta-feira estão sendo realizados, em média, dez exames por dia. Aos sábados são feitas de 30 a 60 ressonâncias magnéticas. “É com muita alegria que a gente registra esse momento. Em breve, teremos zerado a fila”, afirma.
A ação acontece na Magsul e Nítida, clínicas especializadas em diagnóstico por imagem. “A gente tem visto o apoio que o prefeito tem dado a esses pacientes que tanto necessitam desses exames especiais”, diz o Diretor Médico, Dr. Dirceu da Silva.

O pouso-alegrense José Eraldo dos Santos concorda que a iniciativa é de extrema importância. “Isso é muito bom. Tem gente aguardando o exame para fazer uma cirurgia. Pouso Alegre é grande e muitas pessoas precisam de tratamento médico”, enfatiza.

Para o atual presidente da Câmara Municipal, Leandro Morais, os recursos que hoje estão sendo utilizados para a realização destes procedimentos são resultado do respeito ao dinheiro público. “Estou muito feliz em ver este resultado na prática”, conta.

Desde o início do seu governo, o prefeito Rafael Simões tem se empenhado em aperfeiçoar o atendimento à saúde no município para a população que utiliza os serviços do SUS. Por meio do trabalho da Secretária Municipal de Saúde está sendo implantado um modelo mais eficiente no atendimento.