Bairros e áreas verdes são contemplados com 4 mil árvores

09/03/2018

Um total de 2.750 mudas de árvores plantadas somente este ano, é o que conta a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, até meados desta semana (07/03).

Nesse projeto de reflorestamento de áreas degradadas do município, a Prefeitura conta com importantes parcerias de empresas. Ele teve início em janeiro/17 e se estende ao mês de abril, interrompendo-se pela redução da abundância de chuvas. “Até lá teremos batido um recorde em recuperação de matas nativas e áreas degradadas, com o plantio de espécies variadas nos bairros de Pouso Alegre”, revela o secretário Rinaldo Oliveira.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, as mudas foram distribuídas conforme a demanda. Assim, 1 mil foram destinadas a áreas nos bairros Recanto dos Fernandes, Jardim Esplanada e adjacências; 600 para plantio nas margens do Rio Mandu; 600 no Colinas de Santa Bárbara; 350 na Av. Dique 2 e Diquinha; 200 na área verde do bairro Costa Rios (próximo à creche). Até final de abril outros bairros serão contemplados e a projeção é que o total de mudas plantadas ultrapasse 4 mil novas árvores.

O restauro dessas áreas foi projetado e está sendo executado levando-se em conta critérios de diversidade e respeitando as características do ecossistema local, explica o secretário. “Com isso, procuramos recompor a vegetação nativa da área ao mais próximo possível da sua característica original”, assegura Rinaldo.

Para atender essa orientação, as equipes de trabalho estão fazendo o plantio com espécies como: sibipiruna, ipês, ingazeiro, quaresmeira, cana pista, tibuana, chorão, castanha do Pará, mangueira, pau-viola, pau-d’alho, araçá, jambo, fruta-do-conde, Flamboyant, pitanga, goiaba, jambolão, sangra d’água, gabiroba, jatobá e outras.

Essa ação é muito importante para uma Pouso Alegre mais saudável, pois áreas verdes melhoram a qualidade de vida das pessoas e as árvores dão importante contribuição para a manutenção de um ambiente sadio, continua a secretário Rinaldo exemplificando que “a abundância de árvores é favorável a inúmeros benefícios, tais como a neutralização de gases do efeito estufa, combate ao aquecimento global, redução gradativa da erosão do solo, melhoria das condições de temperatura, aumento da umidade relativa do ar, alimento e abrigo para a fauna silvestre e muitos outros”.