Centro de Bem Estar Animal inicia Programa de Castração de cães e gatos

08/03/2018

A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio do Centro de Bem Estar Animal, já deu início ao Programa de Castração para tutores de baixa renda. Os interessados devem entrar em contato com o próprio CBEA pelo telefone 3449-4020 ou com a Defesa Social no número 3449-4317.

Para participar do Programa de Castração será preciso preencher um cadastro e apresentar aos órgãos competentes cópias do RG, CPF e comprovante de endereço. A documentação passará por avaliação.

A importância da castração
Castrar um animal de estimação é uma decisão muito importante. Além do controle populacional de cães e gatos, o procedimento também é fundamental para a prevenção de zoonoses. De acordo com médicos veterinários, a castração ainda traz outras vantagens importantes.

Confira algumas:
• Não machuca - Alguns tutores ainda acreditam que a castração irá machucar ou prejudicar os instintos do bicho. Porém, o processo é capaz de reduzir a ansiedade e agressividade do animal.

• Reduz a probabilidade de câncer, especialmente nos cães – É comprovado que animais fêmeas que passaram pelo procedimento, comparadas as não castradas, tiveram as chances reduzidas de desenvolver câncer de mama. Já os machos apresentam menor probabilidade de tumores nos testículos e próstata.

• Aumenta a expectativa de vida - A castração reduz as chances de desenvolvimento de outras várias doenças.

• Diminui o hábito de marcar território - Depois do procedimento, o animal pode reduzir ou até perder a necessidade de fazer xixi por todos os cantos da casa.