Secretarias realizam seminário sobre o Programa Saúde na Escola

Por: ASCOM
01/03/2018

 

As secretarias municipais de Saúde e Educação realizaram na tarde de segunda-feira (26/02) o II Seminário do Programa Saúde na Escola (PSE). Um público composto por supervisores e diretores de escolas, enfermeiros e nutricionistas compareceu para ouvir as palestras e debater sobre os temas inerentes às atividades do programa.


O seminário foi realizado nas dependências da Superintendência Regional de Saúde, com presenças do vice-prefeito Dr. Paulo Valdir, representando o prefeito Rafael Simões, a superintendente educacional Terezinha Coutinho Pereira da Cunha, que representou a secretária municipal de Educação Leila de Fátima Fonseca, e a gerente de atenção básica Joselita Moraes de Souza, que representou a secretária municipal de Saúde Silvia Regina Pereira, além do superintendente de saúde Leandro Gonçalves.


Na abertura dos trabalhos o vice-prefeito Dr. Paulo Valdir fez uma abordagem sobre a importância do Programa de Saúde na Escola, criado com objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.


A programação do seminário constou de palestras, apresentação e discussão de temas sobre saúde de crianças e jovens em idade escolar. A palestra de abertura foi proferida pela nutricionista Patrícia Costa Fonseca, da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre, que abordou o Programa de Saúde na Escola e o Programa NutriSUS. Em seguida o psicólogo Adriano Geraldini discorreu sobre a prevenção do uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas no âmbito escolar. As nutricionistas Robélia Vargas Cônsoli e Luciana Aparecida Pereira abordaram o tema “Promoção da alimentação saudável”, tendo a enfermeira Cristiane de Freitas feito a abordagem final com o tema “Desenvolvimento do PSE em 2017”.


O QUE É O PSE


O Programa Saúde na Escola é resultado da articulação entre Educação e Rede Básica de Saúde. Constitui uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas. Estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde e a comunidade escolar formam o público beneficiado com o PSE.
As atividades do PSE integram a avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública; promoção da saúde e de atividades de prevenção; educação permanente e capacitação dos profissionais da Educação e da Saúde e de jovens; além do monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes.

 

 



Para manutenção de iluminação pública ligue:

0800 031 1514

Pesquisar

Prefeitura no Facebook


Siga a Prefeitura

Leia nossas últimas notícias qualquer uma dessas
redes sociais.

Receba as últimas
notícias diariamente!

Iremos enviar as últimas notícias direto no seu e-mail.


Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2018, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050