Saúde da Família amplia atendimento à população

Por: ASCOM
22/02/2018

A secretária municipal de Saúde Silvia Regina Pereira manteve nos dias 15, 16 e 19 deste mês reuniões de apresentação dos novos contratados que formam o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Pouso Alegre, com as Equipes de Saúde da Família das unidades que funcionarão como sede dos Núcleos e representantes da população a ser atendida. Os encontros foram feitos nos bairros Faisqueira, São João e São Cristóvão.


Desde o início do seu governo o prefeito Rafael Simões tem se empenhado em otimizar o atendimento à saúde no município, principalmente para a população residente nos bairros periféricos que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir daí o chefe do Executivo articulou com a secretária municipal de Saúde, a implantação de um modelo mais eficiente de assistência à saúde, que incluísse a resolução de questões recorrentes como a eficiência nos gastos para aquisição de equipamentos e remédios, contratação de profissionais para atender na Atenção Básica e redução de filas de exames e outros atendimentos.


Cerca de 21 profissionais entre nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeuta ocupacional, educador físico, pediatras e ginecologistas formam as equipes multiprofissionais que vão ampliar o atendimento aos moradores. Os novos contratados já estão atuando nos núcleos instalados nos bairros São João, São Cristóvão e Pão de Açúcar. Com isso, Pouso Alegre começa 2018 com um grande avanço no atendimento à saúde.


OBJETIVOS

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) tem como objetivos principais ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Primária à Saúde; apoiar a inserção de estratégia da ESF, na rede de serviços e o processo de territorialização; ações de promoção da saúde, prevenção e recuperação composta por equipes multiprofissionais; compartilhar as práticas de saúde nos territórios sob responsabilidade das ESFs; e atuar de forma integrada à Rede de Atenção à saúde e cuidados à população.


Os Núcleos terão as seguintes atuação e cobertura: Núcleo do São Cristóvão (Jardim Brasil) – Vai atender a população do São Geraldo; Jardim Brasil ( São Cristovão); Jatobá; Vergani e Pantano. Núcleo Faisqueira (Pão de Açúcar) – Este núcleo abrange os bairros Cidade Jardim I e II, Belo Horizonte, Faisqueira, Pão de Açúcar, Cruz Alta e Algodão. O Núcleo São João fará a cobertura da população nos bairros São João, Yara, Esplanada e Afonsos.


O QUE É
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é composto por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob sua responsabilidade.
A Atenção Primária à Saúde é caracterizada como porta preferencial do SUS, possui espaço na gestão do cuidado das pessoas e cumpre papel estratégico na Rede de Atenção à Saúde, servindo como base para o seu ordenamento, reconhecendo as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, articulando e organizando-as em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para integralidade do cuidado.


Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

 



Para manutenção de iluminação pública ligue:

0800 031 1514

Pesquisar

Prefeitura no Facebook


Siga a Prefeitura

Leia nossas últimas notícias qualquer uma dessas
redes sociais.

Receba as últimas
notícias diariamente!

Iremos enviar as últimas notícias direto no seu e-mail.


Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2018, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050