Secretaria de Agricultura intensifica manutenção das estradas rurais

Por: ASCOM
08/02/2018

Tão logo o período de chuvas concedeu trégua, a Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Pouso Alegre iniciou os serviços de recuperação e manutenção das estradas rurais que ligam as comunidades do interior entre si e à sede do município.


Conforme relatou o secretário de agricultura Antonio Dionício Pereira, até o final desta semana será concluído o patrolamento das seguintes estradas: Bairro Algodão sentido Bairro dos Ferreiras, São Sebastião do Pantaninho até Maçaranduba com ampliação de manilhamento em trechos alagados, Canta Galo de Cima e imediações. Também foi concluído manilhamento na estrada do Bairro Ipiranga.


Nesta quinta-feira (8/2) está programada a retirada de fresa doada pela Arteris, concessionária da Rodovia Fernão Dias, material que será empregado na restauração de estradas municipais. Também devem ser iniciados, neste mesmo dia, patrolamento e limpeza das margens da estrada principal do Bairro Paraíso.


Para a próxima semana a Secretaria Municipal de Agricultura programou o patrolamento das estradas do Bairro Limeira, Maçaranduba até São José do Pantano, Bairro dos Afonsos (com cascalhamento) e patrolamento e colocação de fresa nos pontos críticos da estrada principal do Bairro Curralinho que liga ao Parque Real.


ATENÇÃO ESPECIAL

Para o secretário Antonio Dionício, as vias de acesso às comunidades rurais precisam estar em boas condições. E é com esse objetivo que “a Secretaria Municipal de Agricultura tem reservado grandes esforços para não deixar o produtor rural desassistido, sem condições de acesso às suas propriedades”.


Assim, toda a malha viária do município, com cerca de 1.700 quilômetros de estradas rurais e as pontes sobre córregos e riachos, vêm merecendo atenção especial da Secretaria. Segundo Antonio Dionício, estas são de extrema importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o conseqüente abastecimento das zonas urbanas. Também, são através delas que os insumos agrícolas necessários a produção chegam às propriedades rurais.
Conforme o secretário, o estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado. Trechos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível. Também a vibração ocasionada pelas irregularidades das pistas geram perdas na qualidade dos produtos, impactando no seu preço final.


O acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através das estradas vicinais, continua o secretário Dionício. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade. A necessidade de bens de consumo e produtos manufaturados também contribui para que essa população se desloque para centros urbanos. O deslocamento dessas populações até os locais onde se encontram estes serviços é dificultado pelas condições das vias. A conservação do bom estado das estradas contribui para a fixação das famílias no campo e a melhoria das condições de vida.



Para manutenção de iluminação pública ligue:

0800 031 1514

Pesquisar

Prefeitura no Facebook


Siga a Prefeitura

Leia nossas últimas notícias qualquer uma dessas
redes sociais.

Receba as últimas
notícias diariamente!

Iremos enviar as últimas notícias direto no seu e-mail.


Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2018, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050