Núcleo de Apoio à Saúde da Família é implantado em Pouso Alegre

05/02/2018

A secretária municipal de saúde Silvia Regina Pereira manteve na manhã de sexta-feira (02/02) reuniões de integração dos novos contratados que vão integrar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Pouso Alegre e as Equipes de Saúde da Família das unidades que funcionarão como sede dos Núcleos. Cerca de 30 profissionais entre nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeuta ocupacional, educador físico, pediatras e ginecologistas vão ampliar o atendimento aos moradores.

Os novos contratados vão atuar nos núcleos instalados nos bairros São João, São Cristóvão e Pão de Açúcar. Com isso, Pouso Alegre começa 2018 com um grande avanço no atendimento à saúde.

A secretária Silvia Regina recebeu os integrantes das três novas equipes. Os contatos foram feitos nas unidades de saúde dos bairros, onde ela apresentou as boas-vindas e promoveu a integração dos novos colaboradores.

O QUE É
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é composto por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob sua responsabilidade.

Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.