Prefeitura faz parceria com FIEMG e disponibiliza cursos profissionalizantes

Por: ASCOM
25/01/2018

A prefeitura de Pouso Alegre efetivou parceria com o Sistema Fiemg, através de sua Regional Sul, para trazer ao município o programa itinerante Escola Móvel Sesi/Senai, que disponibiliza vários cursos profissionalizantes que serão aplicados gratuitamente aos interessados.


Na tarde de terça-feira (23) o prefeito Rafael Simões, juntamente com o chefe de gabinete José Dimas Fonseca e alguns secretários municipais, recebeu a gerente regional da Fiemg Adriana Dias e a gerente do projeto Escola Móvel, Joana D’Arc Oliveira Furtado, que detalharam a ação.


Para Pouso Alegre a opção do projeto terá uma estrutura composta por tenda modular de 800 m2 que será instalada no pátio da Rodoviária, em que os cursos serão aplicados. Os cursos terão duração de 30 dias, com 80 horas aulas. O início está marcado para o dia 17 de abril e encerramento em 17 de maio. As inscrições são feitas no CRAS Central, localizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), na Av. Pinto Cobra (Perimetral) nº 2015 – Centro, a partir do dia 19 de fevereiro, no horário de 8h30 às 16h30. Ao todo serão atendidas 522 pessoas.


O prefeito Rafael Simões destacou a importância dos cursos, principalmente neste ano, quando Pouso Alegre estará recebendo muitos investimentos e a parceria vai representar grande avanço para o desenvolvimento profissional de centenas de pessoas. O prefeito agradeceu ao presidente da Fiemg, Olavo Machado, que numa visita recente a Pouso Alegre havia prometido efetivar a parceria para a Escola Móvel.


Cursos

Na unidade principal, são realizados seis cursos simultâneos de iniciação profissional com 80 horas: Pedreiro de Alvenaria Assistente, Eletricista Predial Assistente, Mecânico de Motos Assistente ,Costureiro do vestuário Assistente, Cuidador de Idosos (redução de mobilidade) e Confeiteiro Assistente; outros quatro, de educação para o trabalho, terão 20 horas: Atendimento ao Cliente, Auxiliar Administrativo, Secretariado e Educação Ambiental e Sustentabilidade, e quatro oficinas de trabalho e renda ensinando técnicas de artesanato, com duração de 8 horas, sendo elas: Boneca de E.V.A., Patchwork embutido, Patch Apliquê e Trançado de fita. Os mesmos cursos ministrados na unidade principal são também oferecidos individualmente sob demanda.


O Programa
Com o Programa Escola Móvel Sesi/Senai, o Sistema Fiemg une as expertises do Sesi e do Senai em benefício dos municípios mineiros, principalmente aqueles que não contam com unidades representativas da Fiemg. No Programa Escola Móvel, Sesi e Senai oferecem atendimento adequado às diferentes necessidades dos municípios solicitantes. As demandas são originárias das regionais da Fiemg, distribuídas em todo o estado de Minas Gerais.


Educação, inclusão social e geração de renda estão entre os objetivos da Escola Móvel Sesi/Senai. O Programa criado em 2011, transforma a realidade de municípios mineiros com a oferta de cursos gratuitos de formação básica.
A geração de renda, seja direta ou indireta, além da formação de mão de obra para a indústria, são as principais metas do Programa. Periodicamente são feitas pesquisas para mensurar o nível de empregabilidade, avaliando as colocações formais e informais. O empreendedorismo também é estimulado entre os alunos egressos, que recebem orientações para a formalização da atividade, como o cadastro no programa empreendedor individual.


Os números expressam o sucesso da iniciativa: são mais de 61 mil alunos formados, entre julho de 2011 a dezembro de 2017. Os mais de 500 mil quilômetros percorridos de forma itinerante permitiram atendimento a mais de 386 municípios mineiros.


Estrutura

Flexibilidade é a palavra que caracteriza bem a estrutura de cursos da Escola Móvel Sesi/Senai. A unidade principal conta com uma tenda móvel e modular de, aproximadamente, 800 m2 dotada de secretaria, unidades de ensino e banheiros, sendo o ambiente iluminado e climatizado. A unidade é construída em estruturas metálicas e lonas, tendo o piso de madeira e divisórias revestidas. A estrutura itinerante do Programa permanece por 30 (trinta) dias em cada município.



Para manutenção de iluminação pública ligue:

0800 031 1514

Pesquisar

Prefeitura no Facebook


Siga a Prefeitura

Leia nossas últimas notícias qualquer uma dessas
redes sociais.

Receba as últimas
notícias diariamente!

Iremos enviar as últimas notícias direto no seu e-mail.


Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2018, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050