VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA É INTENSIFICADA NESTE SÁBADO

25/01/2018

Embora não exista nenhum registro de ocorrência de morte de macacos infectados pelo vírus da febre amarela ou registro de casos em humanos no município de Pouso Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a campanha de vacinação em bairros urbanos e na zona rural, além dos distritos. No ano passado foram aplicadas 20.765 doses da vacina nas unidades do município. Este ano a Secretaria de Saúde está intensificando ações para superar este número e chegar bem perto da meta que é de 95% de cobertura.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o momento é de intensificação vacinal contra a febre amarela e neste sábado (27/01) cinco unidades de saúde estarão abertas no período de 8h às 16h para atender as pessoas que nunca receberam a vacina. O público alvo são crianças de 9 meses a adultos até 59 anos. Os locais de vacinação são os seguintes:
Unidade Materno Infantil – Rua João Sabino de Azevedo, 373 no bairro São Geraldo.
ESF “Sebastião Reis” – Rua Aureliano Coutinho Rezende, s/n no bairro Jardim São João.
ESF Jardim Brasil – Rua Quinze, 95 no bairro Jardim Brasil.
UBS Puericultura – Rua Adolfo Olinto, 480 no Centro.
UBS Colinas de Santa Bárbara – Rua Ieda Maria Machado, 95 no bairro Colinas de Santa Bárbara.
O medo da doença tem mobilizado as cidades. Mesmo aquelas onde não houve registro nem da doença nem de óbito de primatas, como é o caso de Pouso Alegre, o alerta é grande. A orientação é para que as pessoas que ainda não se vacinaram procurem os postos de vacinação no município para regularizar a sua situação vacinal, munidos de documento de identificação e do cartão de vacina que é um documento indispensável, pois é a única forma da pessoa provar que está vacinada.

Em Pouso Alegre, nos demais dias úteis da semana, a vacina está disponível nos seguintes locais e horários: Das 8h ÀS 16h: - UBS Puericultura - Materno Infantil São Geraldo- Unidade Básica de Saúde São João - ESF Sebastião Reis (Bairro Jardim São João) - UBS Caic Árvore Grande - ESF Jardim Brasil - UBS Colina Santa Bárbara - ESF Esplanada - UBS Fátima - ESF Yara *Unidades com horários diferenciados: - ESF Pão de Açúcar Segunda, terça e quinta-feira das 08h às 16h - ESF Cidade Jardim das 8h às 11h – ESF Algodão Quarta e Sexta-feira das 07h30 às 12h- ESF Cruz Alta Segunda, terça e quinta das 07:30 às 12hs - Pantano das 08h às 15:30h - Unimed das 13h30 às17h.

Quem precisa se vacinar?
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde o público-alvo são crianças a partir dos 9 meses de idade e adultos até 59 anos que podem se dirigir aos postos buscar a imunização contra febre amarela. A vacinação para a população acima de 60 anos requer avaliação médica, devendo ser observadas a presença de comorbidades que contraindiquem a vacinação e análise cuidadosa de risco versus benefício, por isso somente serão vacinadas mediante prescrição médica. Lembrando que as pessoas que seja contra indicada a vacinação devido comorbidades ou imunossupressão devem tomar outras precauções como utilizar roupas compridas, usar repelentes, colocar telas nas janelas e evitar áreas com mata. Importante: A indicação do Ministério da Saúde é dose única para todas as pessoas, portanto quem já se vacinou não tem necessidade de revacinação.

A Secretaria reforça que a vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de 95% a 99%. Entretanto, assim como qualquer vacina ou medicamento, pode causar eventos adversos, como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo.