Vacinar é a melhor maneira de prevenir Febre Amarela

09/01/2018
Embora não exista nenhum registro de ocorrência de morte de macacos infectados pelo vírus da febre amarela ou registro de casos em humanos no município de Pouso Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a campanha de vacinação em bairros urbanos e na zona rural, além dos distritos. No ano passado foram aplicadas 20.765 doses da vacina nas unidades do município. Este ano a Secretaria de Saúde está intensificando ações para superar este número e chegar bem perto da meta que é de 95% de cobertura.

O medo da doença tem mobilizado as cidades. Mesmo aquelas onde não houve registro nem da doença nem de óbito de primatas, o alerta é grande. Esta semana a Secretaria de Estado de Saúde emitiu alerta para 14 regionais de saúde, incluindo a sediada em Pouso Alegre e que abrange 53 municípios.

Alguns deles tiveram ocorrências e suspeitas, porém no município de Pouso Alegre não houve qualquer registro de ocorrência de óbito de primatas. Porém, apesar da situação de tranquilidade, a Secretaria Municipal está intensificando a imunização. A orientação é para que as pessoas que ainda não se vacinaram procurem os postos de vacinação no município para regularizar a sua situação vacinal, munidos do cartão de vacina que é um documento indispensável, pois é a única forma da pessoa provar que está vacinada.
A Secretaria de Saúde de Pouso Alegre informa que está vacinando nos seguintes locais e horários.

DAS 8h ÀS 16h:
- UBS Puericultura
- Materno Infantil São Geraldo
- Unidade Básica de Saúde São João
- ESF Sebastião Reis (Bairro Jardim São João)
- UBS Caic Árvore Grande
- ESF Jardim Brasil
- UBS Colina Santa Bárbara
- ESF Esplanada
- UBS Fátima
- ESF Yara

*Unidades com horários diferenciados:

- ESF Pão de Açúcar Segunda, terça e quinta-feira das 08h às 16h;

- ESF Cidade Jardim DAS  8h ÀS 11h;

- ESF Algodão Quarta e Sexta-feira DAS 07h30 ÀS 12h;

- ESF Cruz Alta Segunda, terça e quinta DAS 07:30 ÀS 12hs;

- Pantano DAS 08h ÀS 15:30h

- Unimed DAS 13h30 ÀS17h.

Quem precisa se vacinar?
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde o público-alvo são crianças a partir dos 9 meses de idade e adultos até 59 anos que podem se dirigir aos postos buscar a imunização contra febre amarela. A vacinação para a população acima de 60 anos requer avaliação médica, devendo ser observadas a presença de comorbidades que contraindiquem a vacinação e análise cuidadosa de risco versus benefício, por isso somente serão vacinadas mediante prescrição médica. Lembrando que as pessoas que seja contra indicada a vacinação devido comorbidades ou imunossupressão devem tomar outras precauções como utilizar roupas compridas, usar repelentes, colocar telas nas janelas e evitar áreas com mata. Importante: A indicação do Ministério da Saúde é dose única para todas as pessoas, portanto quem já se vacinou não tem necessidade de revacinação.

A Secretaria reforça que a vacina contra febre amarela é a medida mais
importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de 95% a
99%. Entretanto, assim como qualquer vacina ou medicamento, pode causar
eventos adversos, como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo.