Saúde avança a passos largos em Pouso Alegre

29/12/2017

O Ministério da Saúde aprovou novos repasses de verbas para o setor de saúde em Pouso Alegre. Portarias oficializando os atos foram assinadas pelo ministro Ricardo Barros e publicadas esta semana no Diário Oficial da União, estabelecendo o credenciamento de 07 novos leitos de UTI, habilitação da Oncologia Pediátrica para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio e a da construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município.

Segundo a secretária municipal de saúde Silvia Regina Pereira da Silva, com isso o Hospital das Clínicas Samuel Libânio terá aumento em quase 50% na sua capacidade de leitos de UTI para o SUS. Dos 16 existentes pula para 23 com o credenciamento dos sete novos leitos. Para custeio da UTI o Ministério da Saúde vai destinar o repasse anual de R$ 978 mil ao hospital.

Também o serviço de Oncologia da região terá atendimento ampliado. Já está habilitado o serviço de Oncologia Pediátrica. A Portaria 3.753/17 altera a habilitação do HCSL para Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia com serviços de Hematologia e Oncologia Pediátrica. Já o Instituto Sul Mineiro de Oncologia (Oncominas) fica com habilitação de Radioterapia de Complexo Hospitalar. Para isso o MS estabeleceu o repasse anual de R$ 1.322.475,32 através do Fundo Nacional de Saúde para complementar o custeio.
“Quantas crianças precisaram receber atendimento em outros centros, por falta da oncologia pediátrica em Pouso Alegre. E também não foram poucas, as cirurgias não realizadas por carência de leitos em UTI”, comenta a secretária Silvia Regina. “Agora, com estes serviços disponíveis, a população será melhor atendida”, complementa.

Porém, a notícia mais aguardada no setor de saúde era a confirmação da liberação de recursos para construção da Unidade de Pronto Atendimento. A solicitação foi feita pelo deputado federal Bilac Pinto, que em companhia do prefeito Rafael Simões e da secretária de saúde Silvia Regina esteve no Ministério da Saúde reivindicando a liberação dos recursos. E foi através da Portaria 3810/17 que o MS libera um total de R$ 3 milhões e 100 mil para execução da obra da UPA.

Para o prefeito Rafael Simões e a secretária Silvia Regina, essas conquistas consolidam 2017 como o ano da saúde em Pouso Alegre, quando grandes ações foram realizadas, podendo destacar a inauguração da Unidade Básica de Saúde no bairro São João, realização de 900 cirurgias de cataratas, redução da fila para exames e o abastecimento da Farmácia Municipal, entre outros.