Limpeza de galerias reduz efeitos de inundações no Centro

26/12/2017

A limpeza e desobstrução de galerias efetuada pela Prefeitura de Pouso Alegre no mês de setembro, contribuiu muito para minimizar os efeitos da forte chuva que caiu na tarde de segunda-feira (25). Durante um período de aproximadamente 25 minutos choveu cerca de 28mm, mais do que suficiente para inundar a área de risco de alagamento no centro da cidade.

Antes da execução dos serviços, qualquer chuva de média intensidade costumava inundar a área na confluência das ruas Monsenhor Dutra com Bom Jesus e Comendador José Garcia. Desta vez, apesar de intensa, a chuva acompanhada por ventos fortes escoou rapidamente pelas galerias desobstruídas, não ocasionando muitos danos e prejuízos como em ocasiões anteriores. O resultado somente não foi melhor porque muitas sacolas de lixo foram levadas pela enxurrada até os bueiros, mas mesmo assim o escoamento das águas foi rápido.

Em setembro as galerias passaram por limpeza e desobstrução pelo método de sucção e hidrojateamento, sendo removidos resíduos e acúmulo de lixo e entulhos que impediam a passagem das águas pluviais. Pelo visto, o trabalho alcançou o resultado esperado e reduziu os efeitos causados pela inundação.