Alunos de escola municipal plantam árvores no bairro do Algodão

06/12/2017

Uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Agricultura , Associação dos Bataticultores do Sul de Minas Gerais (ABASMIG) e Associação Sul Mineira de Frigorificação (FRIGOBATA) resultou no plantio de 125 mudas de árvores diversas, todas nativas da Mata Atlântica, numa área de reserva legal da ABASMIG no bairro do Algodão.

A área escolhida está localizada próximo à Estrada Municipal dos Ferreiras, no bairro do Algodão em Pouso Alegre. Fica entre a Central de Recolhimento de Embalagens e o galpão da ABASMIG. Ali bem próximo, há quatro anos, a Associação realizou o plantio de várias mudas, que compõem parte da reserva legal da área e abriga exemplares arbóreos que já alcançam quatro a cinco metros. O segundo plantio vai reforçar a formação da reserva verde e possibilitar novos habitats para a flora e fauna locais.

O projeto foi concebido em parceria com a Prefeitura de Pouso Alegre, através da Secretaria Municipal de Agricultura. Para efetuar o plantio das mudas a Secretaria convidou alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Maria Barbosa, que compareceram ao local na tarde de segunda-feira (04/11). O convite aos escolares, segundo o secretário municipal de Agricultura Antonio Dionício, “tem objetivo de despertar o interesse sobre a importância da floresta com relação a clima e meio ambiente (melhoria das chuvas, seqüestro de carbono, etc)”. Os alunos estiveram acompanhados das professoras Lúcia de Almeida e Amilene Silva.

O plantio foi supervisionado pela bióloga Valdene de Alvarenga Souza, coordenadora do núcleo regional de regularização ambiental do Instituto Estadual de Florestas em Pouso Alegre. Ela explicou aos estudantes noções sobre o ecossistema e a função relevante das árvores no meio rural e nas paisagens urbanas. Por sua vez os alunos fizeram vários questionamentos e interagiram sobre o tema, demonstrando grande interesse e deixando claro que aquela ação foi importante e agregou novos conhecimentos.

Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050