Canil não vai suprimir atendimento veterinário para animais da população

Por: ASCOM
30/11/2017

O Canil Municipal (Centro de Bem Estar Animal) de Pouso Alegre não vai excluir o atendimento aos proprietários que procuram pelos serviços veterinários nas terças-feiras, dia reservado para consultas e procedimentos de esterilização em animais de terceiros. Segundo informações da diretoria da Defesa Social, o atendimento que é feito aos cães pertencentes à população será apenas suspenso temporariamente durante duas ou três semanas, para que a unidade faça adaptações para maior controle de zoonoses na população canina da cidade.


Esta semana circulou nas redes sociais um post informando que o canil iria, a partir do dia 1º de dezembro, suprimir o atendimento veterinário que nos dias de terça-feira estende aos animais de proprietários que procuram a unidade para aplicação de vermífugo, castração e consultas diversas e orientações. A informação é totalmente falsa, segundo o diretor da Defesa Social Aylton de Souza Alves.
O que ocorre, segundo ele, é a necessidade do Canil Municipal se adequar para efetuar um maior controle da incidência de zoonoses na cidade. O atendimento está sendo reformulado, com cadastramento dos animais e mapeamento de áreas, como bairros e localidades do interior do município. Em decorrência dessa reestruturação, o atendimento veterinário a terceiros nas terças-feiras precisou ser suspenso durante alguns dias, porém voltará aprimorado, assegura o diretor.


O Canil Municipal agrega três veterinários. Uma média de 60 animais de proprietários são atendidos mensalmente nos dias de terça-feira. Nos demais dias da semana os profissionais fazem o atendimento de urgência e emergência, para animais de rua e também para aqueles conduzidos pelos seus donos. Esse atendimento de urgência e emergência, de acordo com a Defesa Social, não será alterado nos dias da reestruturação do canil.


Segundo a coordenadora Roberta Carvalho, o canil mantém permanentemente cerca de 120 animais, em sua grande maioria recolhidos nas vias públicas. Após ser resgatado, o animal passa por avaliação veterinária, recebe o tratamento necessário, vermífugo, vacina, medicamento contra parasitas e é submetido à castração. Após isso é disponibilizado para adoção. Se o animal não for adotado em meio a determinado período, posteriormente é devolvido ao mesmo local onde foi resgatado, com isso possibilitando a rotatividade de vagas.




Pesquisar

Prefeitura no Facebook


Siga a Prefeitura

Leia nossas últimas notícias qualquer uma dessas
redes sociais.

Receba as últimas
notícias diariamente!

Iremos enviar as últimas notícias direto no seu e-mail.


Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050