Prefeitura informa sobre a situação do bairro Shangrilá

28/11/2017
Sobre o bairro Shangrilá e adjacências, que sofreram ações danosas de inundações com as chuvas na madrugada de segunda-feira (20/11), a Prefeitura de Pouso Alegre, através da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, tem a relatar aos moradores e população em geral:

O Loteamento Shangri-lá foi aprovado pela Prefeitura Municipal pela Lei nº 1.879 de 15 de dezembro de 1981.
Portanto, é um loteamento existente há cerca de 36 anos, mas que tem sofrido mais intensamente nos últimos anos com problemas na drenagem pluvial pelo aumento da impermeabilização do solo devido à crescente expansão urbana.
Os problemas são, de fato, recorrentes e são de conhecimento da administração municipal.
Assim como outras bacias inundáveis como Jardim Noronha, Primavera e outras, essa bacia também demanda o aprofundamento de estudos técnicos de hidrologia com os quais a Prefeitura Municipal não conta no momento porque não havia dotação orçamentária deixada pela gestão anterior para a contratação.
No entanto, essa demanda já está contemplada no orçamento do próximo ano, quando a Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos poderá licitar essa consultoria técnica.
É preciso deixar claro que esta atual administração tem pleno conhecimento das carências de infraestrutura da cidade e não irá negligenciar ou protelar a busca de soluções, como era de costume.
A administração quer ir ao encontro de alternativas definitivas para a solução desse tipo de problema e não mais buscar por paliativos, mas só poderá fazê-lo dentro dos ditames legais.
Por ora, o que será feito é nova limpeza das galerias e bueiros de contribuição daquela região e estudo do sistema de comportas em lagoas de amortecimento.

Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050