CAPS mostram trabalhos de usuários em exposição inédita

21/11/2017
Mais de 300 usuários dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPs) da Secretaria Municipal de Saúde participam a partir de terça-feira (21), de uma exposição na Galeria Artigas, em Pouso Alegre, com os trabalhos e atividades desenvolvidos nestes espaços destinados à humanização no atendimento em saúde mental. A exposição mostra, de forma natural e espontânea, o trabalho realizado nas oficinas terapêuticas, marcado por um processo de produção coletivo, com indagações, discussões, críticas e reflexões entre os participantes.
O CAPS é um serviço de saúde mental oferecido gratuitamente e de caráter comunitário, que surgiu em substituição às internações psiquiátricas, de regime fechado. Em Pouso Alegre há duas unidades: O CAPS II (Aldeia Viramundo) e o CAPS AD (álcool e drogas).
Nesses locais crianças, adolescentes ou adultos com transtornos mentais graves ou decorrentes do uso e dependência de álcool e drogas recebem atenção multiprofissional, centrada nas necessidades individuais dos usuários.
A exposição ficará aberta ao público até o dia 30 de novembro. A Galeria Artigas funciona na Avenida Levino Ribeiro do Couto (antiga estação ferroviária), de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 18:00 e aos sábados das 09:00 às 15:00.

Atendimento
Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, qualquer pessoa que precisar do serviço oferecido pelo CAPS pode ser acolhida nos horários de funcionamento. O atendimento pode ser através de encaminhamento feito por outras unidades de saúde ou assistência do município, sem necessidade de agendamento prévio.

Atividades no CAPS
A assistência prestada aos usuários no CAPS inclui atividades individuais (atendimentos com técnicos de referência, médicos (clínico e psiquiatra),técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, social e outros) e coletivas (grupos terapêuticos de orientação à saúde, de reinserção social e de família, oficinas terapêuticas e assembleias), além de visitas domiciliares, quando necessário. Endereço: CAPS Aldeia Viramundo: Rua Amélia Batista Silva, 209/Bairro Nova Pouso Alegre (atrás do Cemitério Municipal) Fone: 3449-4391
CAPS AD - Avenida Antônio Scodeler, 965/Bairro Faisqueira (antigo Mosteiro) -Tel: 3423-4391

Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050