Centro Pop realizou mais de nove mil atendimentos neste ano

Por: ASCOM
14/11/2017

O Centro Pop, órgão ligado à Secretaria de Políticas Sociais de Pouso Alegre, tem se destacado no atendimento e no acolhimento de pessoas em situação de rua. Até outubro deste ano passaram pelo local mais de nove mil pessoas, que procuraram o Centro por diferentes motivos.


Unidade pública voltada para o atendimento especializado à população de rua, o Centro Pop realiza atendimentos individuais e coletivos. Nesse espaço, pessoas que vivem ou sobrevivem nas ruas encontram um espaço de referência para o convívio social e desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito.


Entre as atribuições do Centro Pop está a abordagem social, que inclui chegar à população de rua e conhecer a história de cada um, como afirma o gerente Augusto Pereira de Souza. “Só neste ano, até o mês de outubro, tiramos das ruas mais de 500 pessoas, que foram encaminhadas às suas famílias. Essas pessoas, por alguma razão, vieram para Pouso Alegre e, através do acolhimento que tiveram no Centro Pop, foi possível localizar as famílias e promover o restabelecimento dos laços familiares”, afirma.
As pessoas atendidas no Centro Pop têm acesso a banho, lanche e podem ainda guardar seus pertences e tirar segunda via de documentos. Também é disponibilizado ao usuário um quadro com ofertas de vagas de emprego, para aqueles que pretendem voltar ao mercado de trabalho.


Outros serviços que são oferecidos às pessoas que utilizam o Centro Pop diariamente:
Marcação de consultas médico-odontológicas; Ligações telefônicas para contatar as famílias; Encaminhamento para os CAPS (AD e Viramundo); Visitas a lares visando reestruturar vínculos com as pessoas em situação de rua que possuem famílias morando na cidade; Cadastro no Bolsa-Família; Grupos de convivência, ministrados por psicólogos; Grupos de artesanato, visando ensinar a manufatura de objetos, a fim de buscar autonomia financeira; Atendimentos psicológicos individuais; Atendimentos com assistentes sociais ; Cuidados com pessoas que saem dos hospitais, inclusive com administração de medicamentos e condução a retornos hospitalares; Mediação de conflitos com a população; Confecção de currículos com endereço do Centro Pop; Captação de vagas nas mais diversas agências de emprego da cidade, com a disponibilização em quadro visível a todos os usuários; Fornecimento de roupas aos que tomam banho e não dispõem de outras peças para troca; Foto 3x4 para documentos; O Centro Pop fica na Avenida Abreu Lima, nº 97/Centro.

CEMAPA

O Centro Municipal de Acolhimento de Pessoas Adultas (CEMAPA) substituiu o antigo albergue, local destinado ao acolhimento de moradores de rua e pessoas que não têm onde dormir/pernoitar. Neste ano, já passa de dez mil o número de pessoas que foram recebidas no CEMAPA para banho, jantar, pernoites e café da manhã , inclusive aos sábados, domingos e feriados.



Pesquisar

Prefeitura no Facebook


Siga a Prefeitura

Leia nossas últimas notícias qualquer uma dessas
redes sociais.

Receba as últimas
notícias diariamente!

Iremos enviar as últimas notícias direto no seu e-mail.


Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050