Varrição mecanizada complementa limpeza de vias públicas

Por: ASCOM
09/11/2017

O serviço de limpeza pública em Pouso Alegre ganhou esta semana um grande reforço. Desde a quarta-feira a Vina, empresa contratada para execução dos serviços, colocou em operação a varrição mecanizada.


A limpeza foi iniciada pela Av. Pinto Cobra (Perimetral). Nas vias de maior fluxo de veículos, onde o serviço manual representa risco para os operários, será empregada a varrição mecanizada. “Nas vias de tráfego intenso, com canteiros centrais, a varrição manual representa um grande risco para os trabalhadores e, por isso mesmo não era executada. Assim, a Vina opta pela varrição mecanizada e o serviço é feito com segurança e eficiência”, afirma o gerente da empresa Rafael Luiz Marquezi.


O equipamento consiste em um caminhão adaptado com duas escovas laterais que efetuam a soltura de detritos junto ao solo e meio-fios, acima dessas escovas há jatos d’água que buscam minimizar o excesso de poeira proveniente do atrito da escova com os resíduos. No centro do equipamento, para onde os resíduos são direcionados pela escova, há um aspirador de alta potência que succiona os resíduos removidos do asfalto e do meio-fio.


Além das escovas e do aspirador de alta potência, tal equipamento apresenta dois reservatórios, um da água que é pulverizada sobre as escovas e, um segundo, que armazena os resíduos varridos e succionados. Com todo esse aparato, o equipamento apresenta uma capacidade de produção de oito quilômetros de vias varridas por hora.


Após a conclusão dos serviços na Av. Pinto Cobra (Perimetral) a varrição mecanizada passará por outras vias, prioritariamente as de grande fluxo de tráfego, complementando o serviço de forma eficiente e com segurança.


LIMPEZA COMPLETA


Desde o início do novo governo, as equipes dos setores de Infraestrutura e Obras e Meio Ambiente têm se deparado com um grande desafio, o de deixar a cidade limpa. Conforme explica a secretaria responsável, “a limpeza urbana não está apenas associada à varrição de ruas, mas também a toda manutenção da limpeza pública em geral, como de parques e praças, capina de ruas, podas de árvores e limpeza de bueiros também estão inclusas nos serviços”. E mais: ”É de responsabilidade da prefeitura a limpeza urbana, abrangendo os seguintes itens: coleta de resíduos sólidos e recicláveis, coleta de resíduos hospitalares, varrição manual de ruas, raspagem de sarjetas, manutenção de meio fio, varrição mecânica e limpeza de feiras livres”, complementa a Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos de Pouso Alegre.


Por outro lado, “a população também tem um papel importante na hora de garantir a limpeza da própria cidade. Pequenas atitudes como evitar jogar lixo no chão, não deixar entulhos e nem móveis abandonados e separar lixo orgânico do reciclável podem facilitar muito a manutenção da limpeza das ruas, bairros e cidades”, acrescenta um representante da Secretaria.

 



Pesquisar

Prefeitura no Facebook


Siga a Prefeitura

Leia nossas últimas notícias qualquer uma dessas
redes sociais.

Receba as últimas
notícias diariamente!

Iremos enviar as últimas notícias direto no seu e-mail.


Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050