Prefeitura dá assistência a famílias atingidas por chuva no Cidade Jardim

Por: ASCOM
09/10/2017

A manhã de segunda-feira (9) foi para os moradores do bairro Cidade Jardim o momento de verificar os estragos e prejuízos causados pela chuva acompanhada de fortes ventos que atingiu o local na tarde anterior. Por volta das 16h30 de domingo, o bairro foi alvo de rajadas de vento e chuva, que derrubaram árvores, postes, o muro de um imóvel, destelharam casas e lançaram por terra toda a cobertura de uma quadra esportiva da Prefeitura, deixando no local um monte de ferros retorcidos que mantinham a estrutura.


“O barulho foi muito forte. Ensurdecedor mesmo, pensei que o mundo ia acabar. O vento formava um gigantesco funil que veio rodando em direção às casas. Parecia um furacão”, recorda um morador das proximidades e que por sorte o seu imóvel não foi avariado pela tromba d’água.


O local mais atingido do bairro foi a quadra poliesportiva, justamente por estar na extremidade da rua e em local mais alto. A estrutura é protegida por grandes eucaliptos, mas que não contiveram a fúria do vento. O telhado de flandre foi arrancado e as vigas metálicas de sustentação foram transformadas num monte de ferros retorcidos. Cerca de 20 árvores em todo o bairro, na maioria eucaliptos e araucárias foram quebradas ou arrancadas pela raiz em ruas e margem da BR 459, no trecho entre o início do bairro e o trevo. O telhado da Unidade Básica de Saúde sofreu avarias e precisou de reparos. O muro do quintal de uma residência foi destruído e seis postes da Cemig tombados, segundo a Defesa Civil. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido, exigindo que as vacinas mantidas na UBS fossem transferidas para outra unidade.


Logo após a chuva, ainda na noite de domingo, o prefeito Rafael Simões esteve no local acompanhado do vice-prefeito Dr. Paulo Valdir, do chefe de Gabinete José Dimas Fonseca, dos secretários Júlio Tavares (Finanças), Silvia Pereira (Saúde), Argeu Quintanilha (Infraestrutura e Obras), Sudário Braga (Políticas Sociais), Wagner Mutti (Trânsito), o superintendente de esportes Rooney Ferreira e assessores, quando determinou providências imediatas de assistência para amenizar os problemas ocasionados aos moradores. Também o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil compareceram e tomaram as medidas e precauções necessárias.


Na manhã de segunda-feira os trabalhos de retirada dos escombros e árvores foram iniciados pela Prefeitura. O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Argeu Quintanilha esteve mais uma vez no local, avaliou e orientou as providências. Também o secretário de Políticas Sociais, Sudário Rios Braga, determinou medidas de amparo aos moradores atingidos. Segundo ele o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está mantendo contato com as famílias mais necessitadas e que perderam bens de consumo com as chuvas, para a distribuição de cestas básicas.


Nesta segunda-feira integrantes da Secretaria de Políticas Sociais realizaram visitas domiciliares a oito famílias afetadas, fizeram distribuição de alimentos e reparos no telhado de uma residência.


A chuva do final de tarde de domingo chegou a outros bairros da cidade, embora com menor intensidade. Na Av. Pinto Cobra (Perimetral), o estacionamento de um supermercado foi parcialmente destruído. Houve ainda estragos em outros locais atingidos pela ventania, porem sem grandes avarias.



Pesquisar

Prefeitura no Facebook


Siga a Prefeitura

Leia nossas últimas notícias qualquer uma dessas
redes sociais.

Receba as últimas
notícias diariamente!

Iremos enviar as últimas notícias direto no seu e-mail.


Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050