Saúde dedica uma semana em comemoração ao Dia do Idoso

Por: ASCOM
28/09/2017
O Dia do Idoso é comemorado no Brasil em 1º de outubro. Essa data faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003. Em Pouso Alegre as equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Secretaria de Saúde se mobilizaram e prepararam uma semana inteira de comemorações. De 25 a 29 de setembro, todas as unidades de ESF terão os atendimentos voltados para os idosos.

Durante a semana, os idosos têm atividades diversas que incluem passeatas, palestras, coffee-breaks, caminhadas, rodas de conversas e outras atividades educativas e ações em saúde voltadas para a terceira idade.

Idosos atendidos pelas equipes de ESF dos bairros São Geraldo, Cidade Jardim, São Cristóvão, Jardim Brasil, Jatobá, Faisqueira, Pão de Açúcar, Pantano, Cruz Alta, Esplanada, São João, Cidade Vergani, Jardim Yara, Afonsos, Belo Horizonte, Algodão, Foch, Nossa Senhora Aparecida participarão das atividades. Grupos de trabalho multiprofissionais estarão empenhados em debater a realidade dos idosos, em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, prática de atividades esportivas e orientações que implicam na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde, através das unidades ESF, tem cadastrados mais de 30 mil idosos que participam de ações que vão desde oficinas motivacionais até o resgate de habilidades que resultam em saúde, bem-estar e qualidade de vida.

CASA DA CULTURA

Na tarde de quarta-feira (27) cerca de 40 integrantes do “Grupo de Idosos Viver É Muito Bom” reuniram-se na Casa da Cultura, onde tiveram momentos de descontração. O grupo tem como madrinha a primeira-dama Ana Simões, que lá esteve acompanhada de Renata Brianesi, esposa do vice-prefeito Dr. Paulo Valdir e das secretárias de Saúde Silvia Pereira e de Educação Leila Fonseca e o vereador Adelson do Hospital. Além da programação social, os idosos puderam fazer aferição de pressão e teste glicêmico.

Este grupo de idosos foi fundado em 1991, considerado o mais antigo da cidade e atualmente é coordenado pela assistente social Lídia Lina Nascimento Ferreira e a psicóloga Andréa Fraga.


ESF Esplanada

A unidade ESF do bairro Esplanada realizou na quarta-feira (27), um mutirão de saúde com consultas médicas, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, avaliação nutricional, coleta de preventivo e orientações de saúde bucal e higienização em crianças.

UBES SÃO JOÃO

Também na Unidade Básica de Saúde do bairro São João os idosos tiveram momentos especiais de atenção. Na quinta-feira (28) o Grupo de Artesanato Família Unida ali se reuniu para um café da manhã e atividades sociais. A equipe de Saúde da Família, coordenada pela enfermeira Míriam Martins, promoveu uma dinâmica de grupo, fez atendimentos e apresentou a Caderneta de Saúde do Idoso, que contém orientações, calendário de vacinações e cuidados gerais. Enquanto isso o médico Gustavo Campos intensificou o atendimento.
 


Pesquisar

Prefeitura no Facebook


Siga a Prefeitura

Leia nossas últimas notícias qualquer uma dessas
redes sociais.

Receba as últimas
notícias diariamente!

Iremos enviar as últimas notícias direto no seu e-mail.


Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050