SEMED promove Jornada Pedagógica para discutir Educação Inclusiva

Por: ASCOM
27/09/2017


A secretária de Educação e Cultura Leila de Fátima Fonseca abriu na manhã desta terça-feira (26) a edição 2017 da Jornada Pedagógica, que este ano tem como tema “A Educação se faz de mãos dadas”. O evento é direcionado a professores e diretores de escolas e aborda temas relacionados à Educação Inclusiva, Educação Infantil e Ensino Fundamental, através de palestras que destacam as reflexões relacionadas ao papel do professor como mediador do processo ensino-aprendizagem.


A Jornada Pedagógica faz parte das ações do Projeto de Formação Continuada, constitui-se em um espaço sistemático, aberto às reflexões com vistas ao aperfeiçoamento das habilidades pedagógicas e à melhoria do processo ensino-aprendizagem. “É uma oportunidade para todos os professores do município e da região se atualizarem e gerar novos conhecimentos a partir das palestras especiais que serão levadas ao evento para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental”, reforça a secretária Leila Fonseca. O evento é realizado no plenário da Câmara Municipal e se estende até quinta-feira (28).


À solenidade de abertura estiveram presentes o chefe de gabinete José Dimas Fonseca, que representou o prefeito Rafael Simões, o secretário municipal Rinaldo de Lima Oliveira e o controlador do município Hamilton Magalhães, o vice-presidente da Câmara Leandro Morais e integrantes da equipe de pedagogia da SEMED. Grupos de professores das cidades de Congonhal, São João da Mata, Bueno Brandão, inconfidentes e Tocos do Moji também participam da jornada.


PALESTRAS


A programação da Jornada Pedagógica 2017 inclui várias palestras temáticas apresentadas nos três dias de trabalhos. Nesta terça-feira, após a abertura oficial, a professora Marcilena de Assis Toledo, psicanalista da Escola de Psicanálise de Belo Horizonte abordou o tema Autismo. Após uma apresentação artística dos alunos do Instituto Fillippo Smaldone, houve palestra proferida pela professora Ana Regina de Carvalho, gestora de educação especial da Secretaria de Estado da Educação, sobre o tema “Políticas Públicas na Perspectiva da Educação Inclusiva”.


Outras palestras se sucederam na parte da tarde e dias seguintes, sobre os temas: Inclusão (Profª Rita Helena Rezeck Nassar, Mestre em psicologia da Universidade São Marcos; Aprendendo a Incluir: como atender a todos na sala de aula (Dra. Júlia Eugênia Gonçalves, diretora da Fundação Aprender; Na quarta-feira, sobre Educação Infantil, palestra sobre o tema Sensibilização/conscientização sobre o papel do profissional de educação na formação dos pequenos (por Vanderson Andrade e Norberto Alves Lulu(Instituto Rompendo Limites); A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil, pela profª Neander Eduarda Loureiro; Brincadeira e Jogos de Infância, por Renata Piazzi, Mestre em Educação pela USP; Psicologia Clínica, pela Profª Dra. Sandra Maria Silva Sales.


Na quinta-feira o Ensino Fundamental é o tema focado. As palestras abordam: Compreendendo textos com modelos mentais, pela Profª Gisella Gomes, mestranda em Educação pela Univás; Avaliações Externas, pela Profª Mestre Ivanilda Vilela Vilas Boas, da Univás; Deficit de Processamento Auditivo, pela Profª e Fonoaudióloga Andréa Alves Moreira Mota; A importância da construção da estrutura lógica para aprendizagem em matemática, pela Profª e economista da FAI Elizabeth Machado; Motivação e Aprendizagem Significativa, pelo Prof. E mestrando de Bioética Peterson Beraldo; o enceramento será feito com palestra sobre Base Curricular, pela Profª. Dra. Zilda Lago, PhD em Educação.

 



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