Secretaria Municipal encerra a Semana do Trânsito

Por: ASCOM
26/09/2017

Uma solenidade na Praça João Pinheiro na tarde desta segunda-feira (25), com a presença de autoridades civis e militares, além de estudantes de escolas municipais, marcou o encerramento da Semana Nacional do Trânsito em Pouso Alegre. Várias ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e efetivadas em parceria com a Polícia Militar, 14º Grupo de Artilharia de Campanha, Prefeitura Municipal, Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Sest/Senat e clubes de serviços foram realizadas entre os dias 18 e 25 de setembro.


Neste ano, o tema sugerido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) foi ‘Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito’ e corrobora com as ações da “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito” (2011/2020). Representando o prefeito Rafael Simões, o vice Dr. Paulo Valdir lembrou em seu pronunciamento a importância da segurança e de intensificar nas crianças noções de respeito, conscientização e responsabilidade no trânsito, para que estas sejam no futuro agentes para um trânsito a cada dia mais humanizado.
As ações desenvolvidas durante a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro) incluíram blitzen, apresentações teatrais de alunos de escolas públicas e palestras de conscientização abordando a importância da responsabilidade de cada cidadão para um trânsito mais seguro.


Através de práticas cotidianas como utilizar as faixas de pedestres para a travessia de vias públicas, não falar ao celular enquanto dirigir e não avançar o sinal vermelho, as campanhas educativas têm se estendido para todo o ano, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.
A abrangência de crianças e adolescentes nas campanhas propõe um trabalho de conscientização de futuros motoristas, tornando-os multiplicadores das ações que buscam a segurança de todos os envolvidos no trânsito, sejam pedestres, ciclistas ou condutores de veículos.


No encerramento da Semana do Trânsito em Pouso Alegre o Corpo de Bombeiros apresentou uma simulação de salvamento de vítima de acidente, deixando os presentes bastante curiosos com as técnicas de salvamento e o realismo das cenas.
Para o secretário de Trânsito e Transporte de Pouso Alegre Wagner Mutti Tavares, essas campanhas somadas a outras já implementadas desde o início do ano, mostram que as ações preventivas são as melhores formas de conscientização dos direitos, deveres e limites no trânsito.

 



Pesquisar

Prefeitura no Facebook


Siga a Prefeitura

Leia nossas últimas notícias qualquer uma dessas
redes sociais.

Receba as últimas
notícias diariamente!

Iremos enviar as últimas notícias direto no seu e-mail.


Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050