Intervenções no trânsito dão mais segurança para alunos e pedestres

08/08/2017

Em comemoração ao Dia Internacional do Pedestre, transcorrido nesta terça-feira (8), a Secretaria de Trânsito e Transporte de Pouso Alegre lançou a campanha “Criança na Faixa”, que promove a revitalização das faixas de pedestres no entorno de todas as escolas do município e um trabalho de orientação sobre o papel do pedestre no trânsito.

A proposta é trabalhar a conscientização para a importância do pedestre na estrutura do trânsito. A entrada e a saída das escolas compõem o ambiente ideal para implementar a campanha. “Esta ação vai trabalhar a conscientização na prática, no cotidiano do aluno, o pedestre faz parte do trânsito e os motoristas são responsáveis pela segurança do pedestre. Ao se deparar com a faixa na frente da escola, ele [aluno] vai sentir a importância da travessia segura e, ao mesmo tempo, será um multiplicador dessa conduta”, esclarece o diretor de trânsito Marcos Paco.

A campanha conta ainda com colocação de placas no portão de entrada das escolas com orientações sobre a utilização das faixas de pedestres. As placas foram doadas por mais de 20 empresas da cidade.

Dentre as ações preventivas neste ano, a Secretaria de Trânsito e Transporte já colocou faixas elevadas em toda a extensão da Avenida Tuany Toledo, via de grande circulação de carros e pessoas e está pintando as faixas de pedestres em ruas centrais da cidade..
CAMPANHA

A solenidade de abertura da campanha aconteceu na manhã desta terça-feira (9), na Praça Senador José Bento, com presença do secretário municipal de Transporte e Trânsito Wagner Mutti Tavares, do diretor da secretaria Marcos Paco, o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos Argeu Quintanilha, vereadores representando o Poder Legislativo e diretores da Associação do Comércio e Indústria.

A campanha proposta pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte tem apoio de outros organismos da cidade, como o Sest/Senat, a Acipa, Polícia Militar, Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Infraestrutura e Obras, além da Arteris (concessionária da rodovia Fernão Dias).

Durante o lançamento da campanha na Praça Senador José Bento foram instalados stands de serviços para a população. Ali, profissionais de saúde fizeram aferimento de pressão, teste de glicemia, receberam orientação nutricional e puderam passar por sessões de alongamento com fisioterapeuta do Sest/Senat.

Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-000