Prefeitura garante transporte escolar de qualidade para alunos do município

08/08/2017

Desde o início da nova administração, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) vem procurando garantir o acesso às unidades educacionais a um número cada vez mais crescente de alunos residentes em áreas rurais e urbanas que dependem do transporte escolar. Esta semana mais três vans foram incorporadas à frota, assegurando transporte de qualidade aos estudantes do município. Os veículos zero quilômetro serão utilizados no atendimento da área rural.

Com isso a Secretaria passa a contar com 16 ônibus, quatro vans e oito kombis que transportam diariamente 1.320 alunos. Há ainda um ônibus com acessibilidade que atende a 20 alunos todos os dias. “Precisamos fortalecer nossas políticas públicas para oferecer totais condições para que nossas crianças especiais possam ter a educação que merecem”, comenta a secretária municipal de Educação Leila de Fátima Fonseca.

Segundo José Mariso Vilela, responsável pelo transporte escolar da SMEC, cerca de 80 mil quilômetros são percorridos por mês pelos veículos escolares da Prefeitura, distribuídos em 29 linhas por todo o município. Isso inclui mais sete ônibus contratados da empresa Santa Rita, que transportam cerca de 700 alunos diariamente para a Escola Municipal Maria Barbosa, no bairro do Algodão. O transporte escolar no município é complementado ainda com a distribuição de 40 mil passes escolares para utilização de alunos da área rural e urbana através da Viação Princesa do Sul.

Conforme a secretária Leila Fonseca, além das grandes distâncias muitas vezes os alunos passam por regiões de risco e são expostos a dificuldades para terem o acesso e a permanência na escola, ferindo desta forma um direito garantido constitucionalmente a todas as crianças e adolescentes da educação básica. “Daí o empenho da Prefeitura para beneficiar tanto os estudantes do perímetro urbano quanto da região rural do município na condução para a escola, projetos extracurriculares, competições esportivas e projetos sociais já firmados com a secretaria”, diz Leila Fonseca.

Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-000