Esgoto a céu aberto: Prefeitura de Pouso Alegre cobra ações da COPASA

Por: ASCOM
06/02/2017

Encontrar uma solução definitiva para o sistema de esgoto sanitário em Pouso Alegre, com a ampliação das redes coletoras e interceptoras, é o grande desafio do prefeito Rafael Simões já nestes primeiros meses de governo.

 
Para tanto ele elaborou uma agenda de trabalho que inclui desde ida à sede da Copasa (Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais), em Belo Horizonte, a visitas acompanhado de técnicos aos locais críticos onde não existem captações e redes interceptoras. E foi assim que na manhã de quinta-feira (2 de março), em companhia do secretário de Infraestrutura , Obras e Serviços Públicos, engenheiro Argeu Quintanilha Júnior, além de representantes e técnicos da Copasa, ele esteve em vários bairros onde a população reclama da inexistência do serviço de esgoto sanitário.

 
Pela Copasa estavam presentes a gerente regional engenheira Rosângela Makssur Krepp e os engenheiros Tales Augusto de Noronha Mota e Aderilson Soares da Silva, este encarregado da unidade de Pouso Alegre e Waldir de Souza, encarregado de patrimônio. Antes, na quinta-feira (24 de março), o prefeito Rafael Simões esteve na sede da Copasa em Belo Horizonte, onde em companhia do secretário municipal de Administração e Finanças Júlio Tavares foi recebido pelo diretor do órgão, engenheiro Frederico Lourenço Ferreira Delfino. Também estiveram presentes o Deputado Federal Bilac Pinto e o Deputado Estadual Agostinho Patrus, que sempre acompanham as reivindicações de Pouso Alegre junto aos órgãos estaduais e federais.
Ainda em Belo Horizonte Rafael Simões pediu agilidade na concretização dos serviços de esgoto sanitário em Pouso Alegre. O retorno da Copasa foi imediato com a determinação de que os técnicos da empresa efetuassem o mapeamento dos pontos críticos para que os trabalhos sejam iniciados e concluídos, dando uma resposta à população que aguarda as providências do poder público para a solução de suas carências.
Sinalizando que a reunião do prefeito Rafael Simões com diretores da Copasa havia dado resultados positivos, a gerência do órgão em Pouso Alegre mobilizou-se em torno dos projetos de saneamento para a cidade. Na manhã desta quinta-feira (02) as visitas dos técnicos acompanhando o prefeito se estenderam aos bairros São João, São Geraldo, Lagoa da Banana, Foch 2, São Judas Tadeu e Cervo. Outros pontos também serão vistoriados.

 
BAIRROS

 
No bairro São Geraldo, imediações do Sesi e Avenida Dique 2, o grupo analisou as condições de uma estação elevatória de águas pluviais que integra o sistema de contenção de enchentes do bairro. Nas proximidades há o transbordamento de esgoto e que a Copasa prometeu refazer o trecho para solucionar o problema.

 
Numa passagem pela Lagoa da Banana, a comitiva verificou as condições do local e a necessidade de limpeza. O prefeito Rafael Simões solicitou à Copasa que efetuasse a limpeza da lagoa, sempre cobrada pela população e órgãos de imprensa. As ações ali exigem uma grande operação para a retirada de águas-pés e outras plantas aquáticas que envolvem todo o espelho d’água. Também serão verificados terminais de esgotos e emissários que porventura existam e estejam depositando o material na lagoa.

 
Uma atenção especial esteve reservada ao bairro São Judas Tadeu. Ali Rafael Simões foi recebido por moradores e todos eles ficaram muito satisfeitos quando souberam o motivo da visita. O prefeito revelou que está tratando com o Ministério Público a regularização do bairro. Os terrenos estão irregulares e a situação jurídica precisa ser solucionada. Esta situação impede até mesmo que a Copasa execute obras de saneamento e abastecimento de água. A previsão é de que tão logo os terrenos estejam regularizados a Companhia inicie as obras. Atualmente os imóveis são abastecidos por poços e cisternas e todos eles utilizam fossas coletoras.

 
A comitiva encerrou as visitas no bairro do Cervo. A localidade já é atendida com água tratada, mas não tem serviço de esgoto sanitário. Um levantamento preliminar revela a necessidade de construção de uma rede de cerca de 1,5 Km de extensão. “É uma antiga reivindicação dos moradores que logo vamos atender”, garante Rafael.

 
De posse das informações, os técnicos da Copasa prometeram retorno ao prefeito Rafael Simões tão logo estejam concluídos todos os levantamentos. “E as providências serão cobradas, é prioridade desta administração a conclusão do serviço de coleta e tratamento de esgoto em Pouso Alegre. Vamos cobrar soluções da Copasa”, finaliza o prefeito municipa Rafael Simões.



Pesquisar

Prefeitura no Facebook


Siga a Prefeitura

Leia nossas últimas notícias qualquer uma dessas
redes sociais.

Receba as últimas
notícias diariamente!

Iremos enviar as últimas notícias direto no seu e-mail.


Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-000