Casa da Cultura recebe novas exposições em agosto

Por: ASCOM
04/08/2017

A Superintendência de Cultura promove a partir deste sábado (5), duas novas exposições de artes. A ação integra o calendário da Galeria Artigas, na Casa da Cultura Menotti Del Picchia, que reúne pintores, escultores, desenhistas, fotógrafos, artesãos e outros profissionais de variadas linguagens estéticas em mostras abertas ao público. As novas exposições trazem quadros recentes da artista plástica Valéria Franco, de Taubaté-SP, e uma coleção especial de desenhos técnicos que inserem Pouso Alegre na 6ª Jornada do Patrimônio Cultural, proposta pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA e Governo do Estado de Minas Gerais.

“Arte de Valéria Franco - A Evidência das Cores”
A exposição traz em telas e quadros a recente obra de Valéria Franco, artista natural de Ipuiúna-MG radicada em Taubaté-SP. Valéria é uma artista em movimento; sempre em busca de novos aprendizados, participa assiduamente de encontros e trocas de experiências com importantes nomes da arte nacional e internacional. Fruto dessa busca constante pelo aperfeiçoamento na pintura, faz com que as cores e as luzes em seus trabalhos transmitam toda virtude e variantes, que vão de um desenho mais simples à uma pintura mais intensa.

"O que se pinta e como se pinta é um assunto peculiar a cada artista, de acordo com sua personalidade", fala Valéria sobre seu processo criativo. E completa: "contudo sobram razões para pintar paisagens, figuras, flores, costumes etc".. Suas obras são um sugestivo olhar sobre o cotidiano e uma provocação à evidência das cores no imaginário cultural.

“Novos olhares: Desenhos Técnicos do Patrimônio Histórico Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes”
A exposição reúne trabalhos feitos pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade UNA de Pouso Alegre, sob supervisão do professor Gustavo Reis. Os desenhos feitos à mão com diferentes técnicas, incluindo a coloração com café, são produtos de uma visita ao prédio do Antigo Fórum, atual Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes, bem tombado pelo município.

Nessa visita os alunos participaram de uma breve conversa de contextualização histórica e explanação sobre o estilo arquitetônico do prédio e escolheram um cômodo ou objeto para a produção dos desenhos.

A ação insere Pouso Alegre no mapa mineiro da “6ª Jornada do Patrimônio Cultural”, proposta pelo IEPHA e Governo do Estado de Minas Gerais, uma importante política pública de cultura, que esse ano tem como tema central “Outros Olhares sobre o Patrimônio Cultural”. A exposição na Casa da Cultura retrata a essência da proposta: trazer uma visão pouco comum dos bens protegidos.


Funcionamento - aberto ao público de segunda a sexta, das 08h às 18h, e aos sábados, das 08h às 15h.
Agendamento de grupos e mais informações - Superintendência de Cultura: (35) 3449-4123 e pelo email culturapmpa@gmail.com.



Pesquisar

Prefeitura no Facebook


Siga a Prefeitura

Leia nossas últimas notícias qualquer uma dessas
redes sociais.

Receba as últimas
notícias diariamente!

Iremos enviar as últimas notícias direto no seu e-mail.


Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-050