Alunos da rede municipal participam de formação do Proerd

10/07/2019
 Alunos do 5º ano de onze escolas da rede municipal de ensino de Pouso Alegre participaram na manhã de quarta-feira (10 de julho), da formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar e difundido com participação de escolas e familiares dos estudantes. Mais seis estabelecimentos de ensino, sendo quatro particulares e dois estaduais, também estiveram presentes.

Ao todo o Proerd este ano concluiu a participação de 1.098 estudantes. À solenidade realizada no Ginásio da Praça Municipal de Esportes, presidida pelo sub-comandante da PM major Fábio Assis, estiveram presentes autoridades civis e militares, dirigentes de instituições e empresários envolvidos na ação.

Conforme a PM, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) pretende ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

Os objetivos específicos do programa são: - Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção. - Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar. - Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização. - Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes. - Abrir um diálogo permanente entre a "Escola, a Polícia Militar e a Família", para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.

Com isso, o programa almeja um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

Pesquisar conteúdo