Crianças do período integral desenvolvem o aprendizado através da música

19/06/2019
São 26 crianças, na faixa etária de 07 anos, matriculadas no período integral da Escola Municipal “Professora Isabel Coutinho Galvão” (CIEM São Geraldo), no Bairro São Geraldo. Elas se reúnem duas vezes por semana com a professora de artes, para os ensaios da oficina de flautas “Sol Maior”.

O polo de artes desenvolve oficinas de violão, dança e coral de vozes dentro da escola no São Geraldo e os resultados são observados de perto por professores do ensino regular.

O CIEM São Geraldo tem hoje mais de 700 alunos que cursam o ensino fundamental. Desses, perto de 240 frequentam o ensino integral, que permite que meninos e meninas passem o dia na escola, evitando se expor a situações de vulnerabilidade social em um dos mais populosos bairros da cidade.

Na oficina de flautas, o grupo formado há menos de quatro meses, já solta os primeiros sons, buscando um repertório diversificado, que vai do rock ao clássico. “Eles ainda não dominam as partituras, mas compreendem a melodia à medida em que se envolvem com o som e vão tomando gosto pelo instrumento, aumentando a concentração e isso se estende para outras disciplinas em sala de aula”, explica a regente do grupo, Lúcia Barbato.

O diretor Alyson Carvalho Prado afirma que as aulas de música são de extrema importância para a escola. “Isso desenvolve o conhecimento, a emoção e o aprendizado, que se fortalece pela vida afora. E a cultura [adquirida] transforma a vida dessas crianças”, afirma.

Pesquisar conteúdo