Projetos sociais em escola municipal envolvem alunos e professores

11/06/2019

Três projetos da Escola Municipal Jandyra Tosta, no Bairro Belo Horizonte, têm inspirado alunos e professores e contribuído com o aprendizado em diferentes disciplinas. A horta comunitária, a fanfarra e o estímulo à solidariedade e à autoestima vêm transformando o ambiente escolar.

O Bairro Belo Horizonte tem vivido um grande crescimento populacional nos últimos anos e esses projetos buscam inserir jovens em situação de vulnerabilidade social, em ações que combinam lazer, cidadania e amor ao próximo.

A horta comunitária, além de enriquecer a alimentação dos estudantes, também promove o conhecimento de forma lúdica e prazerosa. Com formas geométricas, os canteiros são utilizados para explorar conteúdos de matemática, ciências e português. Os alunos do período integral são responsáveis pelo cuidado diário das plantações, que contam com alface, brócolis, cenoura, beterraba, abobrinha, tomate, chuchu, couve, salsinha e pimentão. O espaço leva o nome da professora Marilda Pereira, em homenagem à profissional que atuou como idealizadora de muitos projetos na escola.

Outro projeto é a fanfarra, que reúne jovens estudantes no resgate da identidade, da disciplina, conscientização e compromisso com os valores sociais e escolares. A fanfarra se apresenta em eventos cívicos como o 7 de setembro e envolve instrumentos como bumbo, tarol, surdo e corneta.

A terceira iniciativa na escola trabalha a autoestima de adolescentes que estimulam as colegas, por meio de bilhetes deixados no espelho do banheiro feminino. Com o tema “seja a mudança que você quer no mundo”, as meninas criam frases motivacionais que contêm mensagens positivas e de autoafirmação para enfrentar os desafios dessa fase da vida tão repleta de transformações.

Pesquisar conteúdo