Construção da Av. Faisqueira e Requalificação do Centro já têm contrato assinado

10/06/2019
 Durante uma cerimônia na manhã de sexta-feira (07 de junho), o prefeito Rafael Simões e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal Carlos Veiga assinaram o contrato de financiamento das obras de construção da Av. Faisqueira e requalificação da área central de Pouso Alegre. Ao ato estiveram presentes autoridades, representantes de instituições, secretários e lideranças de bairros.

Os projetos estão contemplados no plano de melhoramento da mobilidade urbana do município de Pouso Alegre. A Avenida Faisqueira funcionará como uma nova via de acesso entre a rodovia BR-459 e os bairros Fatima III, Loteamento São Pedro, Faisqueira, Monte Azul e Bella Itália, que estão localizados à nordeste da rodovia e que possuem apenas uma via de acesso ao restante da cidade.

O segundo projeto é a requalificação do centro urbano. Esta proposta envolve todo o sistema viário da área de intervenção, que abrange a rotatória de acesso ao bairro São Geraldo, Praça Senador Amaral, Av. Dr. Lisboa, Praças Senador José Bento e Dr. Garcia Coutinho e Av. Duque de Caxias.

Em outubro de 2017, o município iniciou o pleito de financiamento junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, visando obter financiamento para obras de mobilidade urbana nos termos das Instruções Normativas que instituíram as diretrizes do acesso à linha de financiamento com recursos do FGTS, no âmbito do programa - Protransportes – Avançar Cidades – Mobilidade.

Os valores pleiteados contemplam um investimento de R$ 32.231.420,41, sendo R$ 30.000.000,00 originados de repasse do FGTS e o restante, contrapartida do município. O financiamento prevê prazo de amortização de 240 meses, sendo 24 meses de carência, prazo para as obras de 24 meses, taxa de juros de 6% a.a., mais 2,7 % de remuneração ao agente financeiro selecionado, que foi a Caixa Econômica Federal.

A Avenida Faisqueira, conforme o projeto, terá as seguintes características: extensão total da via: 2.393,71 m; largura: 32,20 m; largura da ciclovia: 3,00 m (1,5 m por sentido); largura do acostamento: 2,00 m por sentido; largura dos dispositivos de drenagem (sarjeta): 0,5 m por sentido; largura do passeio: 2,00 m por sentido; largura da faixa verde (faixa de implantação de árvores e iluminação pública): 1,00 m por sentido. largura do canteiro central: 3,00 m; largura do leito carroçável: 2 faixas de 3,50 m por sentido; velocidade diretriz: 60 km/h; raio mínimo de curvatura horizontal: 300,00 mm; investimento: R$ 20 milhões.

Na área central as intervenções contemplam: troca de pavimento, alargamento de calçadas, instalação de equipamentos urbanos, arborização, faixas elevadas, semáforos; investimento: R$ 10 milhões – prazo de conclusão: 2 anos.

A próxima etapa, após os trâmites de licenciamento ambiental, será a licitação para contratar a execução das obras. Os recursos serão liberados mediante o desenvolvimento dos serviços.

Pesquisar conteúdo