Secretária Municipal de Saúde é reeleita presidente do COSEMS regional

10/05/2019
Representantes de secretarias municipais de 53 municípios da região participaram no dia 10 de maio, na Câmara Municipal de Pouso Alegre, da eleição do COSEMS (Conselho de Secretários Municipais), para o biênio 2019-2021. A Secretária Municipal de Saúde de Pouso Alegre, Sílvia Regina Pereira da Silva foi reeleita presidente do órgão na microrregião, por unamidade.

Os COSEMS foram criados para reforçar o processo de regionalização da saúde e têm por finalidade prioritária, prover as ações e os serviços necessários aos usuários do SUS. Na região, Pouso Alegre se destaca como pólo de referência em assistência à saúde do Sul de Minas.

Entre as principais ações do COSEMS, nos últimos dois anos, a presidente destaca o remanejamento de recursos oncológicos para Pouso Alegre e participações em reuniões para discutir repasses de recursos de oncologia e cardiologia, em nível estadual e macrorregional.

Para a Secretária Municipal de Saúde e Presidente regional do COSEMS, Sílvia Regina Pereira da Silva, a importância do órgão reside, sobretudo, em união na busca por recursos. “Nós temos um desafio gigante na saúde, que é a falta de recursos e o COSEMS tem essa premissa de trabalhar em parceria com todos os secretários da saúde da região”, esclarece.

Os membros eleitos foram: Sílvia Regina Pereira da Silva (presidente); Nilo César do Vale Baracho (vice presidente); Márcia F. de Andrade Gonçalves (1ª secretária) e Christiano Fonseca (2º secretário).

Pesquisar conteúdo