Prefeito vai a Brasília e recebe apoio para ampliar Hospital das Clínicas Samuel Libânio

30/03/2017

Em Brasília na quinta-feira (30 de março), o prefeito Rafael Simões e a secretária municipal de Saúde Silvia Regina foram recebidos em audiência pelo presidente da República Michel Temer, pelo ministro da Saúde Ricardo Barros e o secretário geral da Presidência da República, Antonio Imbassahy. Acompanhados dos deputados federais Bilac Pinto e Rodrigo Pacheco eles apresentaram o projeto de expansão do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), para o qual solicitaram apoio dos órgãos federais. Os encontros com as autoridades em Brasília foram agendados pelo deputado federal Bilac Pinto, parlamentar que sempre se empenha pela solução das demandas de Pouso Alegre e participa dos encaminhamentos e soluções das demandas do município junto aos órgãos federais.

A expansão do Hospital das Clínicas Samuel Libânio consta das prioridades da administração Rafael Simões. A unidade é referência em todo o estado e atende em alta complexidade as populações de 153 cidades da macrorregião do Sul de Minas e em média complexidade a 53 municípios. Para o prefeito Rafael Simões a expansão se faz necessária e tornou-se uma bandeira a ser defendida pela atual gestão e pelo povo de Pouso Alegre.

O projeto de expansão sugere a ocupação de área de doze mil metros quadrados limítrofe às instalações do HCLS, localizada na Rua Comendador José Garcia e conhecida como ‘Campo da Lema’. Reuniões já estão sendo realizadas com a nova diretoria do Pouso Alegre Futebol Clube com a finalidade de viabilizar a destinação do terreno.

O primeiro passo ao encontro da expansão do Hospital foi dado ainda durante a posse do novo prefeito, em 1º de janeiro. Como primeiro ato público, já investido na condição de chefe do executivo, Rafael Simões assinou decreto considerando de utilidade pública a área limítrofe ao hospital. “Foi uma promessa de campanha, que estou cumprindo como primeiro ato da minha gestão, iniciando esta caminhada em prol da ampliação do Hospital Samuel Libânio”, disse na ocasião.

PROJETO

A ampliação do HCSL ocupará uma área de 12 mil metros quadrados, localizada ao lado das instalações do hospital. O projeto consta da construção de 10 pavimentos (inicialmente cinco), com capacidade para 300 novos leitos, pronto socorro, ambulatórios, serviços de imagem e centro obstétrico.

O HOSPITAL

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) é um Hospital Universitário, privado, filantrópico sem fins lucrativos, cuja mantenedora é a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs). Ele é reconhecido nacionalmente como Hospital de referência para Minas Gerais e está inserido na Rede de Resposta de Urgência e Emergência, como Hospital Polivalente, por prover atenção integral com equidade e eficiência de gestão e acolhimento. Atualmente, o HCSL atende a 153 municípios com uma população estimada em 3 milhões habitantes.
Os serviços do HCSL são referências para a educação voltada à área da saúde. Como Hospital Escola, é campo de estágio e pesquisa para diversos cursos técnicos do Colégio João Paulo II, de graduação, especialização e mestrado da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Os profissionais do HCSL colocam às eficiências técnicas e científicas, valores éticos, respeito e solidariedade a serviço do ser humano.

O HCSL conta com ampla infraestrutura para um atendimento diferenciado aos usuários em Pronto Atendimento e Pronto Socorro, que atende cerca de 480 pessoas diariamente; pacientes da rede pública, em sua maioria e da rede privada (convênios e particulares). Os clientes têm à disposição uma diversificada oferta de serviços assistenciais. Além disso, o Hospital possui um dos mais avançados e completos Centros de Diagnósticos da região. Atende mais de 50 especialidades e possui 26 habilitações de serviços credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimento (CNES).

O HCSL possui o único pronto socorro geral da região integrante do Sistema de Referência aos Atendimentos de Urgência e Emergência e atendimentos eletivos, Gestante de Alto Risco nível III, Alta Complexidade em Neurocirurgia nível II, Traumato/Ortopedia, Complexidade em Transplante de Córnea e Rim, UTI Adulto, Neonatal e Pediátrico tipo II.

O Hospital se destaca pela qualidade de seu corpo clínico altamente capacitado que, somado aos modernos equipamentos, constitui um centro de excelência em formação profissional, mantendo programas de residência médica, credenciadas pelo MEC e estágios em diversas especialidades médicas, além de ser campo de ensino prático e de pesquisa para os acadêmicos de graduação e pós-graduação da Univás.

“Pelo que representa o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, como a mais importante unidade de atendimento à saúde da região, é que estamos empenhados na sua ampliação. Vamos trabalhar para que isso aconteça o mais breve possível e que a população atendida tenha um serviço de excelência, como merece”, destaca o prefeito Rafael Simões.

Gestão 2017 - 2020 © COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Rua Carijós, 45 - Centro - CEP: 37550-000