Você esta aqui: Home > Noticias

Pouso Alegre ganha estande na Expominas por gestão eficiente

A gestão pública de Pouso Alegre ganhou destaque nos corredores da Expominas nesta terça-feira (07), na abertura do 30º Congresso Mineiro de Municípos em Belo Horizonte. No estande que expõe as práticas de administração pública premiadas pela Associação Mineira dos Municípios (AMM) em 2013, a cidade é apresentada como exemplo pelo programa ‘Gestão Eficiente e Eficaz da Dívida Ativa’.

Estima-se que 8.000 pessoas, entre empresários, políticos de todo o estado e estudantes, visitem o Expominas durante o evento que termina nesta quinta (09). A grade de atividades é variada. Palestras, oficinas e uma grande feira de divulgação de produtos, serviços e informações. O encontro, que tem neste ano o tema “Gestão municipal e eleições: cenários, perspectivas e estratégias” é uma oportunidade para os prefeitos conhecerem o trabalho de outros municípios.

Trabalhos como o de ‘Gestão Eficiente e Eficaz da Dívida Ativa’. Sob as ordens do prefeito Agnaldo Perugini e a coordenação do procurador-geral do Município Leandro Roberto de Paula Reis, o setor de Dívida Ativa,  até então com uma ínfima arrecadação de créditos tributários e não tributários vencidos, ganhou uma política de gestão eficiente. As dívidas que antes quase sempre prescreviam, gerando prejuízo aos cofres públicos, passaram a ser cobradas a tempo, com a ampliação do horário de atendimento do setor, a unificação dos setores de Dívida Ativa, que até então se dividiam na tarefa de fazer as cobranças judiciais e extrajudiciais, e eliminação de atos inúteis, encurtando a burocracia.

Ampliando a estrutura física da Procuradoria, fundindo setores afins, descartando procedimentos inúteis, firmando parceria com o Fórum da Comarca de Pous Alegre, o setor de Dívida Ativa conseguiu agilizar os procedimentos de cobranças, fazendo-as chegar mais rapidamente aos contribuintes inadimplentes. Com a mudança, a arrecadação da Dívida Ativa em 2012 foi 170% maior que a apurada em 2008, saltando de R$ 2,48 milhões para R$ 6,71 milhões. Tudo isso porque, se em 2009 foram propostas 459 ações de execução fiscal, em 2012 o número foi de 1.336 ações.

Cidade das oportunidades

Além de multiplicar sua bem sucedida e premiada ‘gestão eficiente’, o estande de Pouso Alegre mostra algumas das facetas que fazem da cidade referência nacional em administração pública. Confira:

No Desenvolvimento Econômico

Com uma das políticas de atração de investimentos mais inovadoras do país, a cidade atraiu 21 empresas de médio e grande porte desde 2010. Investimentos como o da chinesa fabricante de máquinas pesadas XCMG, o SerraSul Shopping e o Centro de Distribuição da Unilever fazem o município gerar o dobro de empregos do país e aumentar a renda dos pouso-alegrenses. Com tanto investimento chegando, em 2013 o PIB da cidade vai crescer 173%, chegando à cifra de R$ 8,3 bilhões.

Na educação

Em 2012, um terço da arrecadação municipal foi destinado à educação. OS recursos estão sendo aplicados no maior programa de investimento em educação da história da cidade, o ‘Escola sem Fronteiras’. Para dar aos alunos da rede municipal de ensino acesso a ensino de primeiro mundo, foram adquiridos netbooks com conteúdo pedagógico interativo para alunos e professores, reformadas todas as escolas e inserido o sistema de ensino apostilado utilizado nas melhores escolas da rede privada.

Gerando oportunidades

O Ministério da Justiça e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública concluíram: Pouso Alegre é a cidade do País com mais de 100 mil habitantes onde os jovens estão menos expostos à violência e têm mais oportunidades de estudar e trabalhar. A mídia nacional desembarcou na cidade para tentar descobrir a receita do sucesso. Chegaram à conclusão de que, em Pouso Alegre, as políticas públicas são concretizadas, a gestão pública eficiente e caminha lado a lado com a iniciativa privada.

Assistindo as pessoas

Em cada um dos extremos da cidade, um Centro de Referência em Assistência Social presta ajuda, aconselhamento e acompanha famílias carentes. São 112 bairros abrangidos e cerca de 12 mil famílias sendo acompanhadas dia-a-dia. Um cadastro municipal de moradores de rua está ajudando o poder público a conhecer melhor quem está ao relento. A estratégia já ajudou a encaminhar para o mercado de trabalho e para moradias dezenas deles. Outros tantos voltaram ao convívio familiar.

Na gestão pública

Eficiência, eficácia e comprometimento com o serviço público. Esses valores fizeram da gestão pública de Pouso Alegre uma referência nacional. Gestão fiscal exemplar, políticas públicas para educação, inserção no mercado de trabalho e atração de investimentos, segurança pública garantiram o reconhecimento de entidades como a Associação Mineira de Municípios, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o Ministério da Justiça e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Na Saúde

Centro das atenções da administração, a Saúde evolui a passos rápidos com o fortalecimento e ampliação da Atenção Básica e a implantação de novos procedimentos de média e alta complexidade na rede de saúde municipal. O controle de zoonoses da cidade foi um dos únicos a vencer a dengue. Não foi registrado um único caso da doença contraído no município. Para garantir atendimento e tratamento a todos, a Estratégia de Saúde da Família e a rede de Farmácia Comunitária estão chegando a novos bairros.

2014-08-29 09:08:56